O Botafogo vinha tentando a renovação de contrato com Gatito Fernández, o jogador mais antigo de seu elenco, vestindo a camisa alvinegra desde 2017. Porém, nesta quarta-feira, o goleiro foi anunciado como “presente de Natal” do Cerro Porteño, clube paraguaio que o revelou para o futebol e para o qual ele agora retorna.
As investidas do Cerro não eram novidade para a diretoria alvinegra, que estava confiante em manter o ídolo, campeão da Libertadores e do Brasileirão neste ano. Seu atual contrato se encerra no dia 31 de dezembro, o que o deixava livre para acertar com qualquer equipe a partir de janeiro.
Pesou, porém, a vontade do paraguaio em voltar para casa e também ter a chance de ser titular. Em 2024, Gatito se tornou reserva de John, que tomou conta da posição. No clube de Assunção, ele terá a concorrência de Jean, ex-Bahia e São Paulo. Porém, vive boa fase, sendo dono da meta na seleção do Paraguai, treinada por Gustavo Alfaro, e tendo disputado os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Ao chegar ao Paraguai ontem para comemorar o Natal, Gatito admitiu que havia uma maior tendência a aceitar a proposta de seu ex-clube.
— Estamos em contato com as pessoas do Cerro. Houve uma aproximação com os dirigentes e o diretor de futebol — reconheceu o goleiro ao veículo paraguaio ABC.
Após fazer 22 partidas neste ano pelo Botafogo, Gatito retorna então ao futebol paraguaio, que deixou em 2014. No futebol brasileiro, ainda defendeu as camisas de Vitória e Figueirense. Aos 36 anos, ele sai do alvinegro como o estrangeiro que mais disputou jogos: 218.
Como Gatito era reserva, o maior prejuízo para o Botafogo se dá pela perda de uma das principais lideranças do vestiário, e de uma opção confiável para substituir John, como aconteceu na vitória sobre o Internacional, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do Brasileirão.
Mesmo assim, o alvinegro deve tentar trazer uma reposição, já que John é um dos jogadores que também atrai os olhos do exterior. O goleiro Léo Linck, do Athletico-PR, é uma das opções conhecidas que interessa ao clube, conforme apurado pelo GLOBO.
A saída de Gatito também oferecerá oportunidade a Raul, goleiro contratado do São Luiz-RS em março, que ainda não fez nenhuma partida pelo Botafogo. Inclusive, ele deverá adiantar o fim das férias para estar em campo no início do Campeonato Carioca.