Inicialmente previstos para chegarem ao PlayStation 5, Starfield e Indiana Jones serão jogos exclusivos do Xbox. Entretanto, documentos vazados apontaram que a Microsoft estava trabalhando com a possibilidade de que os dois jogos conseguissem vender 10 milhões de cópias caso chegassem ao PS5.
Esse teria sido justamente o motivo pelo qual a Microsoft e a Bethesda optaram por fazer o lançamento apenas no Xbox. Entretanto, não está claro se esse número de vendas é voltado para o total entre os dois jogos ou se Starfield venderia 10 milhões de cópias, enquanto Indiana Jones venderia mais 10 milhões de cópias.
Ao invés disso, a Microsoft afirmou que poderia compensar a perda nas vendas para o PlayStation 5 fazendo com que os jogos fossem lançados no Game Pass. A empresa norte-americana chegou a essa conclusão mesmo possuindo metade de Xbox Series S|X no mercado em comparação com o console da Sony.
Executivo da Microsoft acredita que Game Pass pode compensar vendas
O CFO da Xbox, Tim Stuart, disse que a Microsoft previu as vendas do PS5 como parte de um exercício para avaliar o impacto de tornar os jogos da Bethesda e ZeniMax exclusivos para o console Xbox. A empresa acredita que pode absorver as perdas geradas pela exclusividade dos jogos em seu ecossistema.
“O diretor financeiro de jogos da Microsoft, Tim Stuart, testemunhou que, quando a Microsoft avaliou a exclusividade dos jogos da ZeniMax em dezembro de 2020, mesmo tendo mais de 10 milhões de unidades previstas tanto para Starfield quanto para Indiana Jones no PlayStation, a Microsoft acreditava que poderia compensar as perdas incorridas ao tornar os jogos da ZeniMax exclusivos por meio do potencial do Game Pass e do aumento nas vendas de consoles”, diz o documento.
Isso significa que o lançamento de títulos futuros para o Xbox e a chegada no Game Pass faz do serviço de assinatura da Microsoft um ponto-chave para estimular o crescimento nas vendas do Xbox.
Via: Tech4Gamers