Tudo sobre Inteligência Artificial
Durante a coletiva de imprensa de hoje, na qual os atores de Hollywood confirmaram que iriam entrar em greve, Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do sindicato dos atores (SAG-AFTRA), revelou uma proposta dos estúdios de Hollywood envolvendo réplicas de inteligência artificial (IA) dos atores.
Em um comunicado sobre a greve, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) afirmou que sua proposta incluía “uma proposta revolucionária de inteligência artificial que protege as semelhanças digitais dos atores membros da SAG-AFTRA”.
Leia mais:
Quando questionado sobre tal “proposta revolucionária” durante a coletiva de imprensa, Crabtree-Ireland explicou seu conteúdo, ironizando a fala da AMPTP:
Essa proposta de inteligência artificial ‘revolucionária’ que eles nos apresentaram ontem propõe que nossos figurantes possam ser escaneados, receber um dia de pagamento, e suas empresas devem possuir esse escaneamento, sua imagem, sua semelhança, e poder utilizá-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que desejarem, sem consentimento e sem compensação. Então, se você acha que isso é uma proposta revolucionária, sugiro que pense novamente.
Duncan Crabtree-Ireland
O uso de inteligência artificial generativa tem sido um dos principais pontos de discórdia nas negociações entre as duas partes (também é uma questão importante por trás da greve dos roteiristas), e em sua declaração inicial na coletiva de imprensa, a presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, disse:
Se não nos posicionarmos firmemente agora, estaremos todos em apuros, correremos o risco de sermos substituídos por máquinas.
Fran Drescher
A greve da SAG-AFTRA começará oficialmente à meia-noite de hoje.
Impactos da greve do SAG-AFTRA
- Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980.
- A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.
- Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos.
- Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!