
Jiri Prochazka é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram
Jiri Prochazka protagonizou um vídeo impressionante, e até mesmo assustador, por meio das redes sociais na última quarta-feira (7). Vindo de uma bela vitória por nocaute contra Jamahal Hill em janeiro deste ano, o ex-campeão dos meio-pesados do UFC (até 93 kg.) parece ter encontrado uma nova forma de estimular suas habilidades atléticas ao nadar em lagos congelados.
O vídeo tem mais de meia hora e foi publicado no canal do YouTube oficial do lutador. De maneira característica, Prochazka explicou ter nutrido o desejo de nadar por 30 metros abaixo da camada de gelo formada na superfície do lago.
Jiri Prochazka swims 30 meters under the ice in a frozen lake
@jiri_bjp #UFC #MMApic.twitter.com/ZPdTriX1oU
— Championship Rounds (@ChampRDS) May 7, 2025
A prática tem o nome de Eisbaden na Alemanha ou Sisu na Finlândia, mas costuma ser definida de maneira genérica como ‘Natação em águas congeladas’ nos demais países. Buracos são abertos no gelo para possibilitar a atividade, que pode trazer benefícios como a melhora da circulação sanguínea e a liberação de endorfinas.
No entanto, é fundamental ter a supervisão de outras pessoas, pois se trata de uma modalidade esportiva extremamente perigosa e pode levar à morte. Além do risco de afogamento, os praticantes também se sujeitam a riscos como hipotermia.

Jiri Prochazka antes de luta no UFC. Foto: Reprodução/Instagram