
Enquanto no Brasil a Fiat se concentra no lançamento da nova geração do Argo, agora baseada no Grande Panda, os olhos da divisão europeia estão focados no Fastback renovado, que se tornará global e terá função importante dentro da italiana em todo o mundo.
Tamanha é a responsabilidade que a marca preparara uma mudança completa de geração, que mudará inclusive as dimensões de seu SUV cupê. As últimas imagens do modelo, obtidas por @stellantis_clube, mostram que a Fiat irá corrigir uma das principais críticas do modelo atual.
4
Fonte: @stellantis_clube
Agora utilizando a plataforma CMP, o novo Fastback nascerá sem as limitações da base MLA utilizada hoje tanto por ele quanto pelo Pulse, e que deixavam os dois modelos bem acabados no quesito espaço interno, fruto dos 2.530 mm de entre-eixos atuais, um dos menores de todo o segmento.
Como compartilhará base com o primo Basalt, é de se esperar que o novo Fiat tenha pelo menos as dimensões presentes no francês, ou seja, de 2.645 mm, o que o levaria a ficar entre os rivais mais espaçosos, como Honda HR-V e VW T-Cross.
Hoje principal problema do Fastback, próxima geração apostará mais em espaço
Foto de: @stellantis_clube
O novo espaçamento entre as rodas, ao menos pelos flagras, também parece ter deixado o modelo menos desproporcional no balanço traseiro, seguindo mais o visto no SUV cupê da Citroën. A tampa traseira parece ligeiramente mais curta e mais retangular, além de arcos de rodas bem destacados. A identidade visual também parece seguir bastante o já visto no Grande Panda.
Na dianteira, os faróis full-LED lembram os do Grande Panda, porém mais finos e modernos, com extensões em formato de “lágrima”. A grade frontal fechada deve adotar o mesmo padrão pixelado da linha e o emblema retrô da Fiat. A porção inferior do para-choque exibe uma ampla entrada de ar e um skid plate metálico.
6
Fonte: @fca_fan_brazil
Já no interior, os flagras feitos até agora chamam atenção por se distanciar do Grande Panda e de modelos irmãos como o Opel Frontera e Citroën Aircross. Nos protótipos flagrados até agora, combina um quadro de instrumentos digital compacto com uma central multimídia maior, ao centro.
Há acabamento em material que imita couro no painel, console central com molduras em preto brilhante e uma fileira de botões físicos abaixo da tela. O câmbio automático parece ser o mesmo usado em outros carros da Stellantis, e o volante de dois raios repete o formato do Opel Frontera. Os bancos têm desenho novo, com estofamento em padrão quadriculado e apoios de cabeça semi-integrados.
Flagra: novo Fiat Fastback 2027 terá interior mais refinado que o Grande Panda (Argo)
Foto de: @fca_fan_brazil
Desenvolvido agora com foco global, o novo SUV cupê terá missão dupla dentro da Fiat. Ele influenciará diretamente o sucessor do Fastback vendido hoje, além de entrar em uma lacuna até então não explorada pela Fiat na Europa, atuando como uma alternativa a família Tipo, que já tem data para dar adeus por lá.
Para a Europa, tal qual outros carros desta base, deverá contar com propulsores híbridos e uma versão elétrica. Já por aqui, nossa aposta é na manutenção do atual 1.0 T200 em configuração híbrida leve, já presente na geração atual e que vem ganhando espaço nos carros com essa plataforma.
Lanternas traseiras apostarão pesado em efeitos de pixel
Foto de: @fca_fan_brazil
Ainda que utilize a mesma base da linha Citroen, o novo Fastback deve continuar sendo produzido em Betim (MG), visto que, com a fabricação do novo Argo por lá, a planta estará atualizada para receber seus derivados diretos. Vale lembrar, também, que o grupo Stellantis prepara ainda para 2026 o lançamento do Avenger, que será feito em Porto Real (RJ) e tem potencial para ocupar boa parte da linha de produção carioca.