
Desde o lançamento do novo Volkswagen T-Roc na Europa no ano passado que a futuro das novas gerações de Nivus e T-Cross começou a se desenhar. Um sistema híbrido leve de 48V é a chave para o que está por vir para os dois SUVs nacionais da marca.
Agora, um novo flagra enviado por Renato Maia do Falando de Carro mostra que a Volkswagen segue em ritmo acelerado com os testes do sistema híbrido que vai equipar as futuras gerações de Nivus e T-Cross. Neste flagrante, o SUV usa o T-Roc como base para testes. Vale lembrar que, até o lançamento do novo T-Roc europeu, a VW não oferecia um sistema híbrido pleno em nenhum lugar do mundo, focando em híbridos leves, plug-in e carros elétricos.
7
Fonte: Falando de Carro
A Volkswagen já anunciou investimentos na ordem de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 e dentro desse aporte estão o desenvolvimento das novas gerações de T-cross e Nivus, além da futura picape Tukan para brigar com a Fiat Toro.
O investimento também prevê uma atualização permitirá avanços em sistemas de condução, dimensões e eletrificação em níveis mais amplos. Inicialmente, a marca deve trabalhar com o eTSI, que agrega um sistema híbrido leve ao novo motor 1.5 turbo, já confirmado para produção em São Carlos (SP).
Foto de: Falando de Carro
A base para este novo trio da VW é a MQBEvo, evolução da MQB-A1, arquitetura hoje em produção no Taos que apareceu no flagra, e superior a MQB-A0, de T-Cross e Nivus. A própria VW já tinha anunciado uma nova base no Brasil, a MQBHybrid, que deve aproveitar muito da MQBEvo, mas não será surpreendente se acabar com alguma simplificação por custos.
No Brasil, o sistema eletrificado sem necessidade de recarga externa é melhor aceito. Como não é segredo que o 1.5 turbo será feito em São Carlos (SP), o conjunto híbrido entra no jogo para as novas gerações de T-Cross e Nivus, assim como um sistema híbrido-leve de 48 volts como opção mais acessível.
Foto de: Falando de Carro
Segundo a revista Auto Esporte, o T-Roc servirá como base para os novos T-Cross e Nivus, com a palavra de Thomas Schäffer mais uma vez, que disse que o SUV europeu não virá ao Brasil. Tanto a plataforma quanto o conjunto híbrido estarão nos novos T-Cross e Nivus – e coloque na conta a picape intermediária.
4
Fonte: Placa Verde
Depois de Nivus e Tera, o design e engenharia brasileiros ganharam força na matriz para produtos locais e soluções, como a própria MQBHybrid. Neste cenário, o T-Roc segue apenas na Europa e T-Cross e Nivus ganham novas gerações, esperadas para 2027 ou 2028, mais refinados, modernos e híbridos.