GeForce RTX 5090D está banida na China após novas restrições de exportação dos EUA [RUMOR]

Créditos: Videocardz.

Há duas semanas, a NVIDIA teria pedido aos seus parceiros de placas que suspendessem os preparativos para a RTX 5090D. Trata-se de uma variante da RTX 5090 exclusiva para a China. O pedido foi feito porque as novas regras de exportação dos EUA restringem a empresa de fornecer a GPU com suas especificações atuais.

Fontes do Board Channels afirmam que a NVIDIA não pode mais vender esta placa no mercado chinês. Mais especificamente, isso significa que nenhuma placa de vídeo baseada na GB202 estará disponível na China, restando a RTX 5080 como única alternativa com GPU GB203.

Conforme as informações, a GPU GB202 seria completamente banida no segundo trimestre deste ano na China. E, como o segundo trimestre já começou, é provável que a RTX 5090D fique fora de estoque em alguns dias ou semanas, variando conforme o estoque já presente na China.

Notícias Relacionadas:

As novas restrições

Créditos: Getty Images.

As nova restrição advém das regras de exportação atualizadas dos EUA, que querem evitar que a China tenha a principal GPU usada para IA ou para jogos. A GeForce RTX 5090D é idêntica à RTX 5090 completa em especificações. A diferença é que ela possui recursos de IA inferiores como forma de tentar passar pelas restrições.

Recentemente, o governo dos EUA restringiu o fornecimento de GPUs para a China que ofereçam largura de banda de memória total de 1400 GB/s ou mais e largura de banda de E/S igual ou superior a 1100 GB/s. O limite combinado para ambos é de 1700 GB/s e essa é a razão pela qual a RTX 5090D estaria sendo banida.

Com as novas restrições, os parceiros de placas da NVIDIA na China não poderão fabricar nenhuma nova GeForce RTX 5090D, já que a NVIDIA teria cortado o fornecimento do chip de GPU GB202.

Recentemente, a GPU H20 AI da NVIDIA também teve um destino semelhante devido às novas restrições. A H20 é a solução alternativa da NVIDIA à H100 para data centers, que agora exige uma licença especial para venda na China, sem data de término especificada. O prejuízo da empresa foi de US$ 5,5 bilhões.

Posição da NVIDIA

Créditos: NVIDIA.

A NVIDIA não confirmou oficialmente nenhuma alteração na disponibilidade da RTX 5090D na China. Porém, pouco antes de ser impedida de vender suas GPUs para data centers H20, distribuidores na China já haviam começado a limitar as vendas da RTX 5090D, caso este modelo também fosse afetado.

Como as medidas que eram utilizadas para o H20 são similares às usadas para a RTX 5090D, e não foram suficientes, a empresa emitiu o aviso como forma de precaução. Outro problema é que nem sempre os fabricantes chineses vendem as placas para uso doméstico, o que justifica as preocupações do governo americano.

Fonte: Board Channels, Videocardz e weixin, com tradução do WccFtech.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...