Governo Trump demite pesquisadores responsáveis por vigilância epidemiológica

Kevin C. Cox

(Arquivo) Além dos pesquisadores, outros funcionários dos CDC foram demitidos

Kevin C. Cox

Quase metade dos pesquisadores de um programa de vigilância epidemiológica do governo americano foram demitidos nesta sexta-feira, informou à AFP um epidemiologista dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

Segundo a fonte, quase metade dos cerca de 140 pesquisadores do programa receberam o aviso de demissão. “Estamos potencialmente à beira de outra pandemia e demitimos pessoas que, provavelmente, têm mais experiência do que ninguém neste país”, advertiu, referindo-se à gripe aviária.

O vírus H5N1 circula em criações avícolas e pecuárias dos Estados Unidos. Quase 70 pessoas foram infectadas desde o começo de 2024 e uma morreu, o que faz os especialistas temerem uma pandemia caso o vírus sofra uma mutação.

Apelidados de “detetives de doenças”, os pesquisadores demitidos trabalhavam para o Serviço de Inteligência Epidemiológica, “um dos programas de maior prestígio dos CDC”, informou à AFP Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas da Universidade Johns Hopkins. “Qualquer tentativa de acabar com esse programa terá um impacto direto na segurança nacional e na saúde dos Estados Unidos”, alertou o médico.

Os pesquisadores são responsáveis por investigar epidemias e tiveram um papel de destaque em crises internacionais de saúde anteriores. Sem eles, “não teríamos eliminado a varíola do planeta”, ressaltou a fonte.

Além dos pesquisadores, outros funcionários dos CDC foram demitidos. O canal americano CBS reportou que foram cerca de 1,3 mil pessoas, ou cerca de 10% do quadro de funcionários.

O novo secretário de Saúde dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr., sugeriu ontem que as agências de saúde poderiam passar por uma reforma.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...