A primeira geração de GPUs Intel Arc Alchemist está completando um ano de lançamento e ainda não existe previsão para a chegada da segunda geração Battlemage. Mas, de acordo com o insider Moore’s Law is Dead, ela deve chegar depois da metade de 2024 e o SKU topo de linha não irá mais competir no segmento high-end.
As novas informações não oficiais vindas de Tom do canal MLID dizem que o planejamento inicial da Intel era de lançar as GPUs Battlemage ainda em 2023, mas diferentes problemas no desenvolvimento levaram a empresa para um “futuro muito incerto” nesse aspecto.
Na melhor das hipóteses, esse lançamento aconteceria no fim do segundo trimestre de 2024, mas o segundo semestre é um período mais realista nessa situação. Essa informação é corroborada por um slide vazado anteriormente com o roadmap da Intel referente as próximas GPUs da empresa.
De acordo com o canal Moore’s Law is Dead, as GPUs Battlemage (sem identificar quais) terão suporte a PCIe 5.0 e usarão memórias GDDR6X, mas o design inicial era focado em GDDR6. Mas Tom ainda diz que existe a possibilidade de mudar para GDDR7, tecnologia que já foi confirmada por fabricantes como Samsung e Micron para 2024.
Até o momento, a Intel teria três GPUs para o lineup de segunda geração Battlemage. A topo de linha G10, seria equipado com 448 unidades de execução, diferente dos 512 da Arc A770. Isso reflete também no menor tamanho do die, saindo dos 406 mm² da atual topo de linha para 326 mm² da suposta B770. Essa GPU deve se requipada com 16 GB em 256-bit de interface de memória.
A GPU G10 “teve suas especificações nerfadas múltiplas vezes, e várias fontes acham que ela pode ser cancelada”. Dentro da Intel, aparentemente, essa GPU era chamada de “matadora de RTX 4080”, mas agora será um SKU “menos ambicioso” que a A770. A fabricação seria em 4nm da TSMC.
Voltando ao slide vazado, a GPU G10 se enquadrava no segmento entusiasta, onde ficam as GPUs topo de linha da AMD e NVIDIA. Mas, se considerarmos essas informações, esse parece não mais ser o caso. O vazamento aponta ainda para um refresh da atual geração Alchemist ainda para este ano.
Fonte: Moore’s Law is Dead