O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com a cúpula do Republicanos em jantar na noite de quarta-feira (12), em Brasília. O encontro, que não estava previsto na agenda do ministro, ocorre num momento em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta se aproximar de parte do centrão.
Estiveram com Haddad o deputado Silvio Costa Filho (PE) e algumas das principais lideranças do partido, como o líder da bancada na Câmara, Hugo Motta (PB). O jantar foi pensado como forma de tentar aproximar o ministro da legenda.
Costa Filho é cotado para assumir o Ministério do Esporte, numa reforma ministerial que vem sendo desenhada pelo Palácio do Planalto para tentar trazer para dentro do governo parte dos partidos de centro.
Segundo pessoas próximas, Haddad tem ótima relação com Costa Filho e tem indicado ser favorável ao seu ingresso na Esplanada. O deputado é próximo do Palácio do Planalto, fez campanha para Lula em 2022 e tem atuado nos bastidores para ajudar o governo em votações importantes.
A nomeação de Costa Filho, no entanto, ainda é dúvida. O presidente da legenda, Marcos Pereira, deu aval para que as conversas de Costa Filho avançassem nas últimas semanas, mas sempre manteve a posição de que o Republicanos não irá compor a base do governo.
A indicação para o ministério, portanto, teria de partir da “cota pessoal” de Lula e não da sigla. Há preocupação em como compatibilizar o posicionamento de direita do Republicanos com uma eventual adesão ao governo Lula.
Apesar disso, Pereira deixou as conversas seguirem e chegou a consultar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre o movimento, como mostrou a CNN. Os dois discutiram a possibilidade de Costa Filho se licenciar do Republicanos para assumir o cargo.
Procurados, Ministério da Fazenda e Republicanos não comentaram.
Compartilhe: