Uma grande quantidade de conteúdo de Halo que vinha sendo restaurado numa colaboração da Halo Studios com modders vazou por completo na internet. São mais de 25 anos de demos e fases incompletas para um total de mais de 100GB que agora podem ser encontrados para download por aí.
Um dos elementos mais interessantes do vazamento é uma demo para Halo que foi apresentada no Macworld de 1999, antes do jogo virar um exclusivo para o Xbox. Em determinado momento, o título sairia como um game de terceira pessoa para o Mac, e essa demo estava sendo preparada para ser incluída em um update da Master Chief Collection.
O vazamento parece emergir das desavenças entre a Microsoft e o grupo de modders chamado Digsite. Os modders alegam que estavam trabalhando sem pagamento, o que gerou atritos com a empresa. No entanto, diversos ex-participantes do Digsite comentaram o vazamento dizendo que não tiveram nada a ver com isso.
Grande parte do conteúdo é de desenvolvimento do estúdio original por trás de Halo, a Bungie. Vale lembrar que a Halo Studios ganhou esse nome recentemente, antes se chamando 343 Industries, os devs de Halo desde que a Bungie rompeu com a Microsoft.
Demos antigas de Halo teriam feito mais sucesso do que o antecipado
Segundo declarações de ex-modders do Digsite, a restauração de conteúdo antigo teria feito mais sucesso do que o antecipado pela Microsoft.
“Eu e o resto do time responsável (pelas demos de) crash site, e3, alpha moon e a maior parte do conteúdo de Halo 1 e 2 saímos porque foi deixado claro pra gente que a (demo da) E3 fez mais sucesso do que a Microsoft esperava, e eles queriam que entregássemos outro lançamento naquele nível, ainda sem pagamento e sem recurso nenhum.”
Notícias relacionadas:
Além de aparentemente acelerar os atritos entre o pessoal da Digsite e Halo Studios, o alegado sucesso desse conteúdo antigo certamente acrescenta sal na ferida da Microsoft em um vazamento tão extensivo para o game.
Fonte: VGC