
Com o lançamento recente do novo WR-V, a Honda já pensa no que fará com seu principal SUV compacto, o HR-V. O modelo, O modelo, cuja atual geração estreou globalmente em 2021, já se encaminha para uma renovação total em breve, como revela o primeiro flagra publicado pelo portal Creative Trend.
Visto na região de Kanto, no Japão, onde há forte presença industrial, o SUV parece estar pondo à prova componentes de seu novo sistema híbrido, que, segundo o site japonês, será o powertrain principal do novo HR-V 2027.
58
Fonte: Motor1 Brasil
Para marcar a mudança, o novo HR-V será ainda um dos primeiros carros a serem equipados com motores da segunda geração dos híbridos plenos da linha e:HEV. No caso do SUV, o motor a combustão será um 1.5 litros, de quatro cilindros, com aspiração natural.
Para ajudar no desenvolvimento e linearidade do motor, ele fará uso do sistema S+ Shift presente no novo Prelude, simulando marchas físicas durante a aceleração e desaceleração, criando assim um comportamento bem similar a um câmbio tradicional, mesmo sendo um híbrido. Outra particularidade é contar com sistema de som ”fake”, eliminando o silêncio do propulsor elétrico.
HR-V terá sistema S+ Shift presente no novo Prelude
Foto de: Jeff Perez / Motor1
No design, ainda é muito cedo para apontar como serão as linhas finais. Contudo, a imagem do protótipo visto em Kanto mostra que o caimento traseiro acupezado da geração atual deve permanecer. O modelo também não parecia contar com limpador traseiro, ainda que não signifique exatamente que ele não terá o sistema.
Ele pode acabar adotando a mesma solução de alguns Hyundai e Kia, que escondem o braço do limpador na parte interna do aerofólio de teto. Também espere por maiores dimensões na largura, entre-eixos e comprimento, até como forma de afastá-lo do WR-V, que é maior do que o veterano em alguns pontos.
Como já aconteceu nas gerações anteriores, a chegada ao Brasil deve demorar algum tempo para ocorrer até que a Honda possa fabricá-lo em sua planta de Itirapina (SP). No início de 2024, lembramos, a japonesa anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões que abrange o período de 2024 a 2030.
O primeiro fruto desse aporte foi o WR-V, lançado no fim de 2025, enquanto o resto servirá para modernizar as plantas atuais e também para introduzir um produto híbrido flex nas linhas brasileiras. É grande a possibilidade de que o HR-V seja o responsável pela estreia do sistema.