IA, regulação e desafios comerciais em debate no Web Summit Rio

PABLO PORCIUNCULA

Vista do palco principal do Web Summit Rio 2025 antes da cerimônia de abertura no Riocentro, no Rio de Janeiro, em 27 de abril de 2025

Pablo PORCIUNCULA

Dilemas sobre inteligência artificial generativa e regulação de redes sociais serão abordados a partir deste domingo (27) na edição latino-americana da conferência de tecnologia Web Summit, que abriu as portas no Rio de Janeiro com desafios marcados pelas incertezas geopolíticas e econômicas.

“O mundo está mudando rapidamente. O poder já não está concentrado, está se movendo, se multiplicando e se tornando multipolar. E todos se perguntam, o que vem depois? Por isso estamos aqui”, disse na abertura o fundador e diretor-executivo do evento, Paddy Cosgrave.

A conferência acontece em um momento complexo para o setor tecnológico mundial, marcado pela guerra comercial lançada pelo presidente americano Donald Trump, que afeta com força China e Europa.

Representantes de companhias como Nvidia, TikTok, Meta e OpenAI dissertarão sobre a busca de modelos de IA generativa mais eficientes e sustentáveis, bem como o futuro da produção de semicondutores.

Esses assuntos ganharam maior relevância após a escalada americana de tarifas, que está provocando uma concorrência mais agressiva entre as grandes potências para desenvolver e controlar tecnologias-chave.

Outro foco do evento será a sustentabilidade, com iniciativas que aproveitam a tecnologia para abordar os desafios ambientais, quando o Brasil se prepara para receber em novembro a COP30 contra a mudança climática, em Belém do Pará.

A fronteira entre liberdade de expressão e desinformação, ou a regulação de plataformas digitais, serão também objeto de discussão, com oradores como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, depois de controvérsias pela suspensão temporária das redes sociais X e Rumble.

Também haverá espaço para entender como a expansão do setor fintech latino-americano está incrementando o acesso a serviços financeiros para uma parte da população excluída até há pouco tempo.

“A Web Summit sempre foi mais que simples conversas em cima de um palco. Trata-se de conectar as pessoas que depois definem acordos comerciais, impulsionam os investimentos e globalizam a inovação local”, assinalou à AFP Cosgrave antes de inaugurar a conferência.

A Web Summit Rio, que vai até a quarta-feira, espera atrair mais de 30.000 pessoas.

Cosgrave anunciou que a edição latino-americana do evento será realizada no Rio de Janeiro por mais cinco edições, até 2030.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, por sua vez, a construção de um campus de Inteligência Artificial de vanguarda, alimentado integralmente por energia limpa.

“Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que sirva ao bem público”, disse Paes na abertura em um centro de convenções no oeste da cidade.

Cerca de 500 empresas e mil startups apresentarão suas iniciativas a potenciais investidores, segundo os organizadores.

A Web Summit Rio 2025 é considerada um dos maiores encontros tecnológicos da região. A AFP é uma das agências de notícias parceira do evento.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...