
Mauricio Ruffy revela inspiração em Neymar Jr antes do UFC 325. Foto: Reprodução/X/UFC/Globe Soccer Awards/Montagem SUPER LUTAS
Mauricio Ruffy não esconde que busca referências fora do MMA para evoluir dentro do octógono. Atual 14º colocado no ranking dos leves (até 70,3 Kg), o brasileiro revelou que a criatividade e os dribles de Neymar Jr tiveram papel direto em um de seus momentos mais marcantes no Ultimate e podem voltar a aparecer no duelo contra Rafael Fiziev, no UFC 325, neste sábado (31), em Sydney, Austrália.
Em entrevista a Ariel Helwani, Ruffy fez questão de creditar um golpe a uma finta inspirada no craque do futebol. O lutador explicou que se vê como uma espécie de “Neymar do MMA”, alguém que aposta em estilo, leitura de jogo e alto nível técnico para desequilibrar seus adversários. O atleta da academia Fighting Nerds chegou nessa comparação ao revelar inspiração no camisa 10 do Santos para aplicar o marcante nocaute sobre King Green no UFC 313.
“No meu nocaute (contra King Green) teve a finta, e esse foi o detalhe extra. Posso dizer que o Neymar me ajudou nessa, porque foi a ‘finta do Neymar’. Vamos dizer que ele me ajudou a pegar aquele cara, porque aquela foi a finta dele. A finta do Neymar. Mas as duas foram bonitas demais, cara…
Eu não assisto muito futebol, jogos completos, mas gosto de ver os lances e gosto muito de assistir ao Neymar, porque acho ele um jogador extremamente habilidoso. E tem momentos da luta em que eu me vejo como um cara técnico, alguém que precisa usar a habilidade. Especialmente no começo da luta, eu uso muita técnica.
Basicamente, dá para ver que eu ameaço com o direto, entro com o overhand e, em seguida, solto o chute. É isso: uma finta em cima da outra. Então tenho que agradecer ao Neymar e foi por isso que eu chamei de ‘finta do Neymar’”, explicou Mauricio Ruffy em entrevista a Ariel Helwani.
Maurício Ruffy dedicates his knockout over Bobby ‘King’ Green to football icon Neymar, crediting the feints and creativity he’s borrowed from the pitch and brought into MMA.
Ruffy says he sees himself as MMA’s version of Neymar, a fighter who brings flair, deception and a high… pic.twitter.com/NlZzwsEfRP
— Red Corner MMA (@RedCorner_MMA) January 29, 2026
Agora, Ruffy terá a chance de colocar novamente sua criatividade à prova. Caso vença Rafael Fiziev no UFC 325, o brasileiro pode subir no ranking dos leves e aumentar seu status como um dos lutadores mais técnicos e imprevisíveis da divisão. Confira abaixo o programa de lutas do UFC 325 (sujeito a alterações).
CARD PRINCIPAL – a partir das 23h (horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7 kg): Alexander Volkanovski x Diego Lopes – Luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3 Kg): Dan Hooker x Benoit Saint Denis
Peso leve (até 70,3 Kg): Rafael Fiziev x Mauricio Ruffy
Peso pesado (até 120,2 kg.): Tai Tuivasa x Tallison Teixeira
Peso leve (até 70,3 Kg): Quillan Salkilld x Jamie Mullarkey
CARD PRELIMINAR – a partir das 19h (horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93 Kg): Junior Tafa x Billy Elekana
Peso médio (até 83,9 Kg): Cam Rowston x Cody Brundage
Peso médio (até 83,9 Kg): Jacob Malkoun x Torrez Finney
Peso meio-médio (até 77 kg.): Jonathan Micallef x Oban Elliott
Peso pena (até 65,7 Kg): Kaan Ofli x Yi Zha
Peso leve (até 70,3 Kg): SangWook Kim x Dom Mar Fan
Peso pena (até 65,7 Kg): Keiichiro Nakamura x Sebastian Szalay
Peso galo (até 61,2 kg): Sulangrangbo x Lawrence Lui
Peso mosca (até 56,7kg): Aaron Tau x Namsrai Batbayar