Search
Close this search box.

Intel anuncia descontinuação da linha de mini PCs NUC

Créditos: Intel

Conhecidos como NUC – Next Unit of Computing – a linha de pequenos computadores da Intel chega ao fim depois de uma década de investimento e desenvolvimento. Após de rumores recentes, a empresa finalmente confirmou que não investirá mais nessa linha de produtos.

A empresa até chegou a lançar novos modelos com suas tecnologias mais recentes no fim do ano passado, como os processadores de 13ª geração Intel Core “Raptor Lake” com a linha extreme dos poderosos mini PCs. Parece que essa foi a despedida.

Intel NUC 12 Serpent Canyon
Imagem: ETA Prime

Ao site HardwareLuxx, a Intel disse:

Nós decidimos parar o investimento direto no negócio de Next Unit of Computing (NUC) e mudar nossa estratégia para permitir que nossos parceiros de ecossistema possam continuar com a inovação e crescimento dos NUC. Essa decisão não irá impactar os negócios CCG (Client Computing Group) ou NEX (Network and Edge Computing) da Intel. Além disso, estamos trabalhando com nossos parceiros e clientes para garantir uma transição fluída e cumprimento de nossos compromissos atuais.

Antes dessa declaração pública, a Intel havia informado a todos os seus parceiros o fim do investimento nos mini PCs NUC. Uma dessas parceiras que começou a investir em seus próprios modelos é a ASRock, que lançou seu NUC 1200 Box no ano passado.

Uma década e diversos modelos de NUC

A linha Intel NUC praticamente acompanhou a evolução dos processadores Intel Core, começando com o lançamento dos primeiros modelos na segunda geração Sandy Bridge. O foco desses produtos sempre foi a fabricação de pequenos PCs, com alguns modelos cabendo na mão de tão pequenos.

Os mini PCs da Intel permitiam uma montagem customizada, sendo possível escolher qual CPU usar (dentro da geração e SKUs disponíveis), como i5, i7 e i9, sempre focando em alto desempenho, além de quantidade de memória RAM e armazenamento.

Intel NUC 13 Extreme Raptor Canyon com RTX 4090
Imagem: 163.com

Depois de anos com foco em formatos bem pequenos, a Intel começou a lançar NUCs maiores, até mesmo notebooks equipados com i7 de 11ª geração e RTX 3070. Um dos últimos produtos da série, o Intel NUC 12 Serpent Canyon, era equipado com uma GPU dedicada da empresa, o SKU topo de linha Arc A770M, em um projeto maior.

O mais recente lançamento, NUC 13 Extreme, conta com o processador Intel Core i9-13900K, atual CPU topo de linha da empresa, 32 GB DDR5-4800 e o projeto tinha espaço até mesmo para a gigantesca GeForce RTX 4090, mas vinha com uma RTX 3080 Ti de fábrica.

No Brasil, os Intel NUC nunca foram populares por conta do preço salgado por aqui.

Via: Videocardz

Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL