Search
Close this search box.

Intel anuncia XeSS 2 com XeSS Frame Generation

XeSS 2 Frame Generation
Créditos: Intel

Ainda hoje (3) a Intel anunciou oficialmente a sua atualização para a tecnologia de upscaling do XeSS com o XeSS 2, lançando também as divisões do Intel XeSS Frame Generation e Xe Low Latency (ou XeLL). Com os novos recursos, a tecnologia se equipara às concorrentes AMD e NVIDIA com DLSS e FSR.

Assim como na NVIDIA, usuários de GPUs intel poderão usar tanto o Super Resolution com Frage Generation, em conjunto com o XeLL para reduzir a latência gerada pelos quadros adicionais.

XeSS 2 Frame GenerationXeSS 2 Frame Generation
Imagem: Intel

Além de potenciais melhorias de qualidade do upscaling do XeSS tradicional, que já era bem competente e que muitas vezes supera o FSR, o principal destaque vai para a nova tecnologia de geração de quadros.

A tecnologia do XeSS Frame Generation (assim como do DLSS e FSR) utiliza dados de quadros anteriores, vetores de movimento e informações de profundidade para gerar quadros intermediários, aumentando o desempenho sem comprometer a qualidade visual.

XeSS 2 Frame GenerationXeSS 2 Frame Generation
Imagem: Intel

Em testes com o jogo F1 24 rodando em 1440p, a Intel relatou um aumento de 48 fps para impressionantes 186 fps no modo de maior desempenho, equivalente a uma melhoria de 3,9 vezes de acordo com os gráficos compartilhados pela empresa.

O XeLL (Low Latency) é projetado para reduzir a latência, competindo diretamente com o Reflex da NVIDIA. Com o XeLL, a Intel promete diminuir a latência em jogos que rodam a menos de 50 fps, de 57 ms para 32 ms, mesmo com o Frame Generation ativado.

No momento, a funcionalidade de geração de quadros está confirmada apenas para GPUs das séries Battlemage e Alchemist. Não há informações sobre suporte para outras linhas de GPUs ou fabricantes, o que pode limitar a adoção da tecnologia no curto prazo.

XeSS 2 Frame GenerationXeSS 2 Frame Generation
Imagem: Intel

Rivalidade com NVIDIA e AMD

As novas GPUs da Intel vêm com XMX cores, aceleradores de IA comparáveis aos Tensor Cores da NVIDIA, que oferecem vantagens em relação aos GPUs da AMD, que dependem de técnicas de upscaling codificadas manualmente.

No papel, o conjunto de recursos do Battlemage rivaliza com as tecnologias NVIDIA, enquanto supera as limitações das GPUs não baseadas em IA da AMD. Ainda podemos esperar por comparativos práticos e testes lado a lado no futuro.

Via: VideoCardz.

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL