
O jornalista de tecnologia Dan Ackerman iniciou um processo contra a Apple e a Tetris Company por um suposto plágio na produção do longa-metragem Tetris, que narra a expansão para o ocidente do famoso jogo de blocos.
Em 2016, ele lançou o livro “The Tetris Effect: The Game that Hypnotized the World” (O Efeito Tetris: O Jogo que Hipnotizou o Mundo, em tradução livre). Agora, Ackerman acusa o estúdio de copiar elementos da obra na adaptação cinematográfica sem qualquer tipo de consulta ou compensação financeira.

Na ação judicial, o jornalista alega que a Tetris Company sabia da existência do livro, sendo culpada por infração de direitos autorais, competição injusta e interferir ilegalmente com relações de trabalho — isso porque ele mesmo quase foi processado pela empresa quando tentou adaptá-lo para cinema ou televisão anteriormente.
Ackerman, que é editor-chefe do Gizmodo e tem experiência em veículos como Cnet e CBS, acusa o filme de “emprestar numerosos e específicos trechos e eventos” do livro e até de copiar a sua ambientação, que tem um formato menos histórico e mais voltado para a espionagem.
O processo pede uma indenização de ao menos 6% do orçamento total da produção, que foi de aproximadamente US$ 80 milhões. Por enquanto, as empresas envolvidas no caso ainda não se pronunciaram oficialmente o caso não tem data para ser julgado na corte de Manhattan, nos Estados Unidos.
No longa-metragem, que se passa durante a Guerra Fria, um empresário norte-americano chamado Henk Rogers vai até a União Soviética convencer o governo a liberar as licenças de um jogo desenvolvido por um programador local, Alexei Pajitnov, para uma nova plataforma em desenvolvimento — nada menos que o Game Boy, da Nintendo.
De acordo com a Apple, o roteiro é de Noah Pink (da série Genius), baseado em fatos reais e com eventuais colaborações e sugestões dos próprios Rogers e Pajitnov.
Estrelando Taron Egerton (Rocketman), Nikita Efremov, Toby Jones (Capitão América: O Primeiro Vingador) e Sofya Lebedeva (Vikings: Valhalla), Tetris estreou na plataforma de streaming Apple TV+ em março de 2023.
Fonte: Reuters