
A Kia apresentou a segunda geração do Seltos, o SUV compacto de sucesso mundial da fabricante que, apesar disso, nunca o trouxe ao Brasil. O modelo foi amplamente revisado e combina elementos de design típicos de SUV com funções práticas. O objetivo do redesenho foi aumentar o conforto ao dirigir, melhorar a usabilidade diária e fortalecer a presença global do modelo.
O novo Kia Seltos 2027 mede 4.430 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.600 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.690 mm, o que deve permitir um interior espaçoso. Isso torna o Seltos um pouco mais longo que o novo VW T-Roc europeu (4,37 metros e mais curto que o brasileiro) e o atual Kia XCeed (4,39 metros). Ainda não se sabe se ele substituirá o último na Europa.
A parte dianteira do Kia Seltos 2027 apresenta uma grade de radiador mais larga com iluminação “Star Map” da Kia e uma sequência dinâmica de luzes de boas-vindas, enquanto as maçanetas das portas são integradas à carroceria. A lateral é caracterizada por linhas diagonais, uma linha de teto flutuante e contornos pronunciados nos ombros.
Na traseira do Kia Seltos 2027, as luzes traseiras correm verticalmente sobre a porta traseira para enfatizar a largura do veículo. A versão X-Line tem detalhes em metal escuro e elementos reforçados de proteção inferior, enquanto a versão GT-Line apresenta detalhes esportivos na cor da carroceria. As cores exteriores Verde Iceberg, Cinza Gravity e Vermelho Magma fosco foram mostradas na estreia mundial; essas cores não estão disponíveis nem na Europa.
Foto de: Kia
No interior do Kia Seltos, o painel de instrumentos foi projetado de forma baixa e horizontal para melhorar a visibilidade para a frente. O sistema shift-by-wire na coluna de direção cria espaço adicional no console central. Os recursos incluem um teto panorâmico, iluminação ambiente de 64 cores ajustável individualmente, bancos traseiros ajustáveis com reclinação de 24 graus e sistemas de áudio premium da Harman Kardon e da Bose, que não estão disponíveis na Europa. As opções de personalização digital também são integradas por meio da Kia Connect Store.
A capacidade do porta-malas do Kia Seltos 2027 é de 536 litros em condições normais,, complementada por um piso de carga dobrável em dois estágios. Opções de armazenamento modular podem ser adicionadas com o sistema AddGear.
Foto de: Kia
O Kia Seltos 2027 é baseado na plataforma K3 da Kia. A gama de motores inclui um motor turbo a gasolina T-GDI de 1,6 litro com 180 cv e 27 kgfm, combinado com uma caixa de câmbio manual de 6 marchas ou uma caixa de câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. Há também um motor turbo a gasolina T-GDI de 1,6 litro com 193 cve 27 kgfm com uma caixa de câmbio automática de 8 marchas e um motor a gasolina de 2,0 litros com 149 cv e 18,2 kgfm, que foi projetado para eficiência e não será oferecido na Europa.
A tração integral com eixo traseiro multilink e o Modo Terrain para neve, lama e areia está disponível como opcional no Kia Seltos 2027. O Drive Mode Select (Eco, Normal, Sport) adapta o comportamento de direção a diferentes condições. Uma versão híbrida será lançada em 2026 e acrescentará à linha a função Vehicle-to-Load e o Kia Smart Regenerative Braking System 3.0.
Foto de: Kia
Os recursos de segurança incluem Highway Driving Assist 2, Lane Following Assist 2, Forward Collision Avoidance Assist 2, Safe Exit Warning, Surround View Monitor, Parking Collision Avoidance Assist-Reverse e Parking Distance Warning Front, Side and Rear. Um head-up display projeta informações relevantes no para-brisa. Uma tela panorâmica de 12,3″, um assistente de voz com suporte de IA, atualizações over-the-air e Digital Key 2 estão disponíveis para operação.
A produção global começará na Índia em dezembro de 2025, seguida pelas vendas na Coreia do Sul, América do Norte, Europa e China em 2026. A Kia ainda não comentou sobre os preços.