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Manter Call of Duty somente na Battle.net foi um grande desastre

Créditos: Divulgação/Activision

Plataforma usada há anos pela Blizzard no PC, a Battle.net acabou se tornando a casa exclusiva da franquia Call of Duty entre os anos 2018 e 2021. Segundo os advogados da Microsoft, que trabalha na compra da Activision Blizzard, a decisão de retirar a série do Steam acabou se mostrando bastante desastrosa.

A tentativa da Activision de tornar as vendas digitais de Call of Duty exclusivas à sua plataforma Battle.net foi um fracasso retumbante”, afirmou um dos documentos registrados pela Microsoft. Segundo ela, a decisão não trouxe nenhum grande crescimento para a base total de usuários do sistema criado pela Blizzard.

Manter Call of Duty somente na Battle.net foi um grande fracasso
Foto: Divulgação/Activision

No entanto, os números estagnados parecem estar mais relacionados a uma diminuição na popularidade de jogos como Diablo e World of Warcraft do que ao desempenho da série de games de tiro. Enquanto Call of Duty teve 100 milhões de jogadores ativos no final de 2020, os títulos produzidos pela Blizzard tiveram uma queda considerável de usuários ativos no mesmo período.

Fracasso de Call of Duty na Battle.net é relativo

Conforme aponta o site PC Gamer, a análise do desempenho individual de cada game disponível no Battle.net mostra que a posição de Call of Duty sozinha é bastante positiva. Ao mesmo tempo, o período de exclusividade da série na plataforma coincidiu com uma queda geral em sua popularidade, o que acaba justificando a noção de que a iniciativa foi um “fracasso”.

Manter Call of Duty somente na Battle.net foi um grande fracasso
Foto: Divulgação/Activision

As alegações da Microsoft fazem parte de sua estratégia para convencer reguladores de que tornar a série de FPS exclusiva seria prejudicial a seus negócios. A franquia voltou a ser comercializada no Steam no final de 2022 com a chegada de Call of Duty: Modern Warfare II, que tem se mostrado um de seus jogos mais populares desde então.

Ao mesmo tempo, o título ainda pode ser adquirido através da plataforma criada pela Blizzard, cuja base de usuários mensais tem variado nos últimos anos. Enquanto ela chegou a 45 milhões de pessoas durante o último trimestre fiscal de 2022, os números já haviam diminuído para 27 milhões no primeiro trimestre deste ano — mas já devem ter aumentado novamente com a estreia bem-sucedida de Diablo IV.

Fonte: PC Gamer

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