O estado de Mato Grosso é o próximo a iniciar o vazio sanitário da soja. A medida começa a valer neste domingo (6) e segue até 6 de setembro. Durante esse período de 90 dias, fica proibida a presença de plantas vivas de soja em lavouras e em qualquer área de domínio das propriedades rurais.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!
O objetivo é reduzir a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja. A determinação está prevista em normativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e segue a portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Produtores que descumprirem a norma estão sujeitos a multas. Em caso de dúvidas, é possível buscar orientações diretamente com uma unidade do Indea ou pelos canais de atendimento do órgão.
Safra 24/25 de soja
Na safra 2024/2025, Mato Grosso registrou 14.799 unidades de produção de soja junto ao Indea, com uma área declarada superior a 11,2 milhões de hectares e um total de 8.939 produtores cadastrados.
O vazio sanitário é uma medida fundamental para o controle da ferrugem asiática, pois visa interromper o ciclo do fungo entre as safras. A ação também está alinhada ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), que prevê, além do vazio sanitário, o calendário de semeadura, estratégia que busca otimizar o uso de fungicidas e reduzir o risco de resistência do fungo aos produtos químicos.
-
O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região.
Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país.
Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal.
Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas.
Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.