

A obrigatoriedade da rastreabilidade individual de bovinos e búfalos no Brasil será implementada de forma gradual até 2032, dentro do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB).
Em meio a essa transição, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) divulgou um estudo que propõe diretrizes para um modelo de rastreabilidade inclusivo, eficiente e competitivo, com foco especial no estado do Pará.
A gerente executiva da MBPS, Michele Borges, destacou que o avanço da rastreabilidade ocorrerá por etapas, acompanhando a complexidade territorial e o tamanho do rebanho brasileiro. “Com a extensão territorial e com o tamanho do rebanho não dá para fazer de uma hora para outra. Então será um processo faseado”, explica.
Segundo a gerente, a MBPS atua no grupo de trabalho de rastreabilidade, que contribuiu com subsídios técnicos para a formulação do PNIB. Dentro desse contexto, o novo estudo busca orientar o setor sobre como ampliar a adoção da rastreabilidade, respeitando as particularidades de cada bioma.
Segundo Michele, o Pará foi escolhido para receber um recorte específico no levantamento devido ao protagonismo do estado na busca por sistemas de rastreabilidade individual. “O estudo mostra que a rastreabilidade deve ser vista como uma espinha dorsal que conecta incentivos financeiros, políticas públicas e eficiência produtiva”, afirmou.
O relatório aponta que o estado reúne grande potencial de reinserção e inclusão de pequenos e médios produtores, fortalecendo o acesso a crédito, novos mercados e certificações. Isso porque a rastreabilidade gera dados qualificados capazes de atender às exigências de instituições financeiras e compradores internacionais.
Entre as propostas, a MBPS defende a criação de uma plataforma integrada de rastreabilidade que reúna informações hoje dispersas entre bases públicas e privadas. O objetivo é padronizar e centralizar dados, facilitando o monitoramento e ampliando o alcance dos incentivos.
“A plataforma seria um meio de estar facilitando o acesso à mesma informação e fazer com que o produtor continue sendo mantido como o foco principal”, destacou Michele Borges.
O post Mesa Brasileira da Pecuária propõe sistema de rastreabilidade inclusivo, eficiente e competitivo apareceu primeiro em Canal Rural.