O que começou como uma adaptação de uma série de TV dos anos 60 se tornou em um verdadeiro fenômeno de bilheteria ao redor do mundo e um dos grandes nomes do cinema de ação. A franquia Missão: Impossível já conta com sete filmes, de variados diretores, mas sempre com a figura de Tom Cruise em destaque.
- Crítica Missão: Impossível 7 | Tom Cruise na correria contra IA
- Missão Impossível 7 │ Quais filmes assistir antes de Acerto de Contas: Parte 1
Iniciada em 1996, a franquia já teve um estilo mais sério, sombrio, ação sem limites, cenas sem dublês que desafiam o bom senso, e até já passou por um período de farofada maravilhosa – ou horrorosa, dependendo do ponto de vista. De uns anos para cá, ela deixou a espionagem clássica um pouco de lado para virar algo um tanto megalomaníaco.
A verdade é que você pode curtir a franquia a qualquer momento, já que cada fase da série tem um estilo e um clima bastante próprio que reflete também o período em que ele foi lançado. E com toda série mais longeva, sempre surge a dúvida de quais sequências são realmente boas e quais só estão lá pra constar.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
7. Missão: Impossível 2
Missão: Impossível 2 é um produto do seu tempo, lançado em 2000 com todos os trejeitos e problemas que a época tinha. A direção de John Woo (A Outra Face), colocando todos os seus maneirismos, umas trama doida sobre o roubo de um vírus por um ex-agente da IMF (Dougray Scott), um Tom Cruise começando a achar legal ser doido em cenas sem dublê e até embaixadinha com arma formam uma salada caótica que não faz muito sentido.
A presença de Thandiwe Newton (Westworld) como uma ladra e par amoroso é confusa, já que, pela época, ela está ali somente para ser muito bonita, ignorando completamente o talento dela como atriz e que poderia contribuir para a trama.
Pelo menos tem aquela música do Limp Bizkit baseada no tema da franquia. Não que isso seja algo tão bom assim.
Missão: Impossível 2 está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Amazon, Google Play e iTunes.
6. Missão: Impossível
A adaptação original da série de TV foi lançada em 1996 e tem Brian De Palma (Scarface) como diretor. O primeiro filme de Missão: Impossível está longe de ser ruim, mas devido a limitações de efeitos na época e a um tom muito mais contido, ele é muito mais um thriller de espionagem do que um longa de ação.
Além da estreia do Tom Cruise como Ethan Hunt, o filme apresenta o personagem Luther Stickell, interpretado por Ving Rhames (Pulp Fiction: Tempos de Violência), que marca presença até hoje na série. O filme fica nessa posição por ser bastante diferente do resto da série e pelas sequências recentes serem muitos boas.
Missão: Impossível está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max, Lionsgate+ e Telecine e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.
5. Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
Missão: Impossível – Protocolo Fantasma é o quarto filme da franquia e mostra um período um pouco confuso, pois os filmes ainda não tinham entrado no clima absurdo que tomou conta das últimas produções.
Na trama, Ethan Hunt é tratado como um agente renegado após uma missão fracassada resultar em um atentado terrorista na Rússia. Assim, ao mesmo tempo em que corre contra o tempo para impedir novos ataques, o herói precisa dar um jeito de limpar o seu nome e do restante da equipe da IMF.
O filme ainda trouxe a apresentação de um novo agente, interpretado pelo Jeremy Renner, que na época estava bastante em alta por conta de seu papel como Clint Barton nos filmes da Marvel, e era apontado como “possível substituto” em várias franquias, como MI e Jason Bourne. No fim, Tom Cruise e Matt Damon não largaram o osso e o Renner ficou só como Gavião Arqueiro.
Missão: Impossível – Protocolo Fantasma está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Amazon, Google Play e iTunes.
4. Missão: Impossível 3
Mesmo tendo sucesso nas bilheterias, Missão Impossível 2 virou piada pelos seus exageros e obrigou Tom Cruise a levar a franquia para um novo caminho. A escolha do diretor J.J. Abrams para assumir o filme foi inspirada, já que ele havia trabalhado com espiões em sua série de TV Alias.
O terceiro filme revitalizou a franquia e mostrou que Missão: Impossível poderia ser bem melhor que a galhofa do filme anterior. Além disso, a continuação conseguiu humanizar a figura de Ethan Hunt, apresentou ao mundo o personagem do hacker Benji, interpretado por Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto), e entregou aquele que é possivelmente o melhor vilão, interpretado pelo saudoso Philip Seymour Hoffman (Capote).
Missão: Impossível 3 está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.
3. Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1
O filme mais recente da franquia, Missão: Impossível 7 está em terceiro lugar por ser grandioso, mas não o suficiente para cobrir algumas de suas falhas, principalmente pela caracterização de personagens e o fato de ele ser um filme incompleto.
Incompleto sim, pois Ethan Hunt deve aparecer novamente nos cinemas em 2024, quando a segunda parte tem previsão de estreia e somente então ele poderá ser visto como uma obra com começo, meio e fim. Na nossa crítica de Acerto de Contas – Parte 1, explicamos como ele é um filme divertido e Tom Cruise segue realizando verdadeiras loucuras durante a sua filmagem, mas ainda falta um pouco para ser realmente excelente.
Na trama, o herói precisa lidar com uma ameaça bem mais ameaçadora e menos palpável que uma bomba atômica: a inteligência artificial. Uma IA de espionagem se torna senciente e invade sistemas de ineteligência em todo o mundo com o potencial de moldar a verdade a seu bel prazer — ou de quem dominá-la. Assim, começa uma corrida para que Hunt destrua a Alexa do mal enquanto outros grupos tentam conquistá-la.
Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1 está disponível nos cinemas.
2. Missão: Impossível – Nação Secreta
Foi com Missão: Impossível – Nação Secreta que a franquia realmente entrou nos eixos quando se fala de filmes de ação que marcam época em Hollywood. Ele aproveita muito do que deu certo no longa anterior, MI:Protocolo Fantasma, continua a história e melhora outros elementos.
É neste quinto capítulo que o diretor Christopher McQuarrie assume a franquia e cria uma continuidade mais clara para as histórias, principalmente ao introduzir a figura do Sindicato, uma organização terrorista internacional que decide não só criar uma nova ordem mundial como fazer da vida de Ethan Hunt um inferno.
A apresentação de uma trama maior dentro da franquia, aliada com a participação de Rebecca Ferguson (Duna) no papel da espiã Ilsa Faust, dão novo fôlego à franquia.
Missão: Impossível – Nação Secreta está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Google Play e iTunes.
1. Missão: Impossível: Efeito Fallout
Com direito a Henry Cavill (The Witcher) bigodudo recarregando os braços pra dar porrada, ação frenética e com Tom Cruise completamente doido correndo, pulando de prédio, quebrando o pé e seguindo andando logo depois, Missão: Impossível – Efeito Fallout é um filme que mostra como essa série pode ser divertida, inteligente e realmente emocionante.
A história dá continuidade aos planos do Sindicato, desta vez trazendo uma ramificação do grupo terrorista chamada Apóstolos. Mais do que isso, o herói Ethan Hunt tem que lidar com a desconfiança do seu próprio governo em relação às suas ações à medida em que ele próprio percebe que os inimigos estão infiltrados em todos os lugares.
É um blockbuster quase perfeito, já que mesmo os seus erros conseguem deixar a experiência ainda melhor para os fãs ou para quem apenas quer ver o Tom Cruise sendo doido de não usar dublês e sorrir de maneira muito bonita para a câmera.
Missão: Impossível: Efeito Fallout está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Amazon, Google Play e iTunes.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Bard chega ao Brasil e está disponível em português; saiba como usar
- Barbie │ Quais os combos dos cinemas para o filme no Brasil
- O que é pani puri? Prato asiático é celebrado pelo Google nesta quarta (12)
- Terra e Lua aparecem juntas em fotos de sonda que orbita Marte
- Novo filme da saga, Dragon Ball Super: Super Hero chega ao streaming
- Quanto custariam os carros sem os impostos?