Search
Close this search box.

Na Bélgica, Lula participará de encontros de líderes progressistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitará sua viagem à Europa, no começo da próxima semana, para participar de um encontro internacional de líderes progressistas.

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. Lula participa, na segunda (17) e na terça-feira (18), da cúpula entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Somados os dois blocos, serão 60 países participantes. A reunião de cúpula birregional, que ocorrerá em Bruxelas, capital da Bélgica, foi realizada pela última vez em 2015.

Paralelamente à cúpula, um encontro de líderes progressistas foi organizado por Stefan Löfven, ex-primeiro-ministro social-democrata da Suécia.

De acordo com a embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, pelo menos nove chefes de Estado ou de governo são esperados no encontro dos progressistas.

Entre eles, além de Lula, estão Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), António Costa (Portugal) e Pedro Sánchez (Espanha). Também aguarda-se a presença dos líderes de Alemanha, Dinamarca e República Dominicana.

Essa será a terceira vez, em menos de dois meses, em que Lula ganha destaque em eventos com políticos historicamente ligados a ele ou no campo da esquerda.

No fim de maio, recebeu em Brasília o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em meio à reunião de países sul-americanos. Depois, há duas semanas, participou do encontro do Foro de São Paulo.

Na cúpula UE-Celac, segundo o Itamaraty, serão discutidos alguns grandes temas: mudança do clima e transição energética; transição digital inclusiva e justa; segurança cidadã e combate ao crime transacional; comércio e desenvolvimento sustentável.

Lula participará da sessão plenária sobre reforma da arquitetura financeira internacional e de um fórum empresarial dos dois blocos.

O presidente brasileiro também vai manter reuniões bilaterais com os líderes de Bélgica, Áustria e Suécia.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”Cwk7ZUxSuHw”

Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL