‘Ou agimos, ou o planeta corre risco’ – Brasil de Fato

No encerramento do Fórum de Economia e Finanças Azuis, realizado neste sábado (8) em Mônaco, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou em defesa da preservação dos oceanos e cobrou ação concreta dos países desenvolvidos. “Ou nós agimos, ou o planeta corre risco”, alertou o mandatário brasileiro. 

Na data que marca o Dia Mundial dos Oceanos, Lula criticou a disparidade entre as promessas ambientais e os recursos realmente disponibilizados pelos países ricos. Apontou que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, voltado à conservação dos oceanos, é o menos financiado de toda a Agenda 2030, com déficit para implementação estimado em 150 bilhões de dólares por ano.

O presidente também condenou a redução da Assistência Oficial ao Desenvolvimento por parte das nações desenvolvidas. “Em 2024, países ricos reduziram em 7% a Assistência Oficial ao Desenvolvimento. Suas despesas militares, em contrapartida, cresceram 9,4%.” Para Lula, essa diferença mostra que “não falta dinheiro. O que falta é disposição e compromisso político para financiar”.

Lembrando que os países do Sul Global dependem mais da economia azul do que as nações industrializadas, Lula defendeu o fortalecimento de instrumentos financeiros voltados ao desenvolvimento sustentável. Destacou ainda a urgência de desburocratizar o acesso a fundos climáticos e a necessidade de bancos multilaterais “melhores, maiores e mais eficazes”.

O presidente também fez referência a iniciativas multilaterais, como a adoção, pela Organização Marítima Internacional, de metas vinculantes para zerar as emissões de carbono na navegação até 2050, além da necessidade de concluir um instrumento jurídico internacional para acabar com a poluição plástica nos oceanos. 

“Falta-nos concluir instrumento vinculante para acabar com a poluição por plástico nos oceanos e avançar na ratificação do novo tratado para a biodiversidade nas águas internacionais”, disse.

Ao falar do Brasil, Lula citou políticas em andamento, como o programa Bolsa Verde e a carteira de financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), voltada à economia azul, além de ações para recuperação de manguezais, recifes de corais, pesca sustentável e descarbonização da infraestrutura portuária. Segundo ele, a taxonomia de finanças sustentáveis lançada pelo país vai ajudar a orientar investimentos privados em projetos com impacto socioambiental.

Encerrando sua fala, Lula resgatou o conceito de “mutirão” para descrever esforços coletivos, e conclamou os países presentes a saírem da retórica e assumirem compromissos reais. “O planeta não aguenta mais promessas não cumpridas. Não há saída isolada para os desafios que requerem ação coletiva”, concluiu.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...