
No entanto, para quem não está entre os primeiros a receber os valores, a restituição poderá ser feita a partir de um mês após o prazo de entrega das declarações, a depender do lote. Confira abaixo o calendário completo de restituições do IR deste ano:
Do montante de R$ 11 bilhões a ser restituído, R$ 7.811.380.786,21 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal. Para este ano, no entanto, houve mudança na fila de prioridade para receber a restituição. Até 2024, o contribuinte tinha prioridade se fizesse a declaração pré-preenchida ou optasse por receber a restituição via Pix.
Isso continua valendo, mas aqueles que fizerem os dois procedimentos simultaneamente — e não um ou outro — ficam a um passo à frente na fila de receber o dinheiro de volta. Veja a ordem abaixo:
A Receita Federal libera a partir das 10h a consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2025.
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado ao longo do dia 30 de maio, final do prazo para entrega das declarações.
IRPF 2025 Direto ao Ponto – Como declarar gastos com despesas médicas
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar minha restituição”.
Vale lembrar que, para consultar a restituição pelo site da Receita Federal, o contribuinte precisa ter um login gov.br (site do governo federal), o que pode ser feito utilizando CPF ou dados bancários.
A restituição é depositada na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte. Caso o cidadão não resgate o valor no prazo de um ano, será preciso solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Após fazer o login gov.br, o contribuinte deverá acessar o menu Declarações e Demonstrativos e, depois, clicar em Meu Imposto de Renda. Por fim, selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Os leitores podem enviar suas dúvidas para o e-mail ir@oglobo.com.br. Dentro do possível, elas são esclarecidas nas matérias publicadas no ambiente especial sobre o Imposto de Renda (oglobo.globo.com/economia/imposto-de-renda). O sócio de impostos da EY, Antonio Gil, também vai tirar dúvidas em vídeos publicados na mesma página.