Nas ruas, manifestantes reforçam descontentamento com decisões do Congresso Nacional: ‘Não pode fazer qualquer coisa’

No último domingo (14), o povo foi às ruas em pelo menos 48 cidades brasileiras – sendo 14 capitais – para manifestar o descontentamento com a última decisão dos parlamentares que ocupam cadeiras no Congresso Nacional: a aprovação do Projeto de Lei (PL) da Dosimetria.

Os atos também revelaram o descontentamento com o PL da Anistia, que prevê perdão para os envolvidos na tentativa de golpe, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ato na capital paulista – Elineudo Meira/@fotografia.75

“O povo está indo às ruas para dizer que o Congresso não pode fazer qualquer coisa, o povo está vigilante, a democracia participativa é exatamente isso, a força das ruas”, celebrou o cantor Chico César, durante sua apresentação no ato realizado na avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Aprovado em votação Câmara na madrugada da última quarta-feira (10), o (PL) da Dosimetria propõe a redução de penas para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Manifestante nas ruas de Porto Alegre - Jorge Leão
Manifestante nas ruas de Porto Alegre | Crédito: Jorge Leão

Segundo Igor Felippe, jornalista e integrante do Movimento Sem Terra (MST), o momento atual pede que os cidadãos e os movimentos populares se mantenham atentos.

“Essa postura do Congresso Nacional, sobretudo da Câmara dos Deputados, tem feito com que a sociedade brasileira fique permanentemente em estado de vigília”, declarou, em entrevista ao programa Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta segunda-feira (15). “Somente com o povo nas ruas, somente com mobilização popular, é possível contrabalançar essa situação”, disse.

Mesmo com pouco tempo de organização, já que foram convocados e divulgados com menos de uma semana de antecedência, os atos reuniram milhares de pessoas em 14 capitais brasileiras, além de outras cidades, como Londrina (PR) e Divinópolis (MG).

Segundo o Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), vinculado à Universidade de São Paulo (USP) , foram às ruas no domingo quase 19 mil pessoas em Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro (RJ), e 12 mil em São Paulo (SP).

Manifestantes ocuparam as ruas de Brasília (DF) contra anistia a condenados pela trama golpista - Divulgação/Juliana Duarte
Manifestantes ocuparam as ruas de Brasília (DF) contra anistia a condenados pela trama golpista | Crédito: Divulgação/Juliana Duarte

No Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pautou para a próxima quarta-feira (17) a análise do PL da Dosimetria. No mesmo dia, o projeto será analisado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Na avaliação de Felippe, as manifestações deste domingo servem para fazer pressão nas próximas etapas de apreciação da pauta.

“Esperamos que o Senado compreenda o sentido político das manifestações, que a sociedade brasileira não aceita impunidade, não aceita injustiça e não aceita atentados contra a democracia”, ressalta Felippe.

Confira, abaixo, mais fotos dos atos realizados no domingo em várias cidades pelo Brasil.

Bandeirão no ato em SP - Elineudo Meira/@fotografia.75
Bandeirão no ato em SP | Crédito: Elineudo Meira/@fotografia.75
Em Fortaleza (CE), o ato contou com apresentações artísticas de Ednardo, Selvagens à Procura de Lei, Vanessa A Cantora, O Cheiro do Queijo, entre outros artistas - Comunicação MST
Em Fortaleza (CE), o ato contou com apresentações artísticas de Ednardo, Selvagens à Procura de Lei, Vanessa A Cantora, O Cheiro do Queijo, entre outros artistas | Crédito: Comunicação MST
Manifestantes pelas ruas de Porto Alegre (RS) - Divulgação/Jorge Leão
Ato contra o PL da Dosimetria em Porto Alegre (RS) | Crédito: Divulgação/Jorge Leão
Nas ruas de São Paulo (SP), o povo dá o recado - Lucas Martins/@lucasport01
Nas ruas de São Paulo (SP), o povo dá o recado | Crédito: Lucas Martins/@lucasport01
Em Portugal, brasileiros também organizaram ato contra do Congresso - Divulgação
Em Portugal, brasileiros também organizaram ato contra do Congresso | Crédito: Divulgação
Manifestação em Barcelona, na Espanha - Divulgação
Manifestação em Barcelona, na Espanha | Crédito: Divulgação

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...