À venda no mercado internacional desde 2016, a atual geração do Jeep Compass não deve demorar para passar o bastão à linhagem sucessora. A Stellantis já trabalha intensamente no desenvolvimento de um SUV completamente novo e deverá apresentá-lo oficialmente em 2024. O modelo será alinhado ao mais novo plano estratégico do grupo para eletrificação e já nascerá pronto para ser EV.
Nesse sentido, o novo Compass deixará a atual base Small Wide e passará a ser construído sobre a moderna plataforma STLA Medium. Ficará bem maior que o carro atual e assumirá de vez o papel de SUV médio da Jeep, com design alinhado à filosofia já conhecida do modelo (ou seja, não seguirá a linha retrô de outros veículos da marca, como Renegade e Wrangler).
4 Fotos
A mudança para a arquitetura STLA Medium proporcionará todo suporte para eletrificação e permitirá que próximo Compass seja equipado conjunto mecânico 100% EV. O conjunto adotado renderá cerca de 700 km de autonomia, dependendo da versão, e potências entre 170 cv e 244 cv.
A nova plataforma também terá base para a oferta de versões com tração nas quatro rodas, recurso considerado indispensável pela Jeep em qualquer um de seus modelos.
O Compass 2025 continuará com alcance comercial global, o que indica que também será oferecido com motores tradicionais a diesel e gasolina em algumas regiões. Convém lembrar que a eletrificação ainda custa caro e muitos mercados ainda estão atrasados no processo de transição. Na prática, será a mesma estratégia adotada pelo Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado com motor 1.2 turbo a gasolina.
Para o mercado europeu, o SUV seguirá produzido na fábrica de Melfi, na Itália. A Europa, inclusive, será a primeira região a receber a nova geração. No Brasil, a produção continuará concentrada na fábrica de Goiana (PE), mas ainda não tem data exata para ser iniciada.