novo holograma pode ser tocado; vídeo

Reprodução/Public University of Navarra

Um carro 3D é agarrado e rodado por um utilizador.

Engenheiros espanhóis criaram o primeiro holograma com o qual é possível interagir fisicamente. A  inovação, apresentada em um artigo publicado na Open Science, mostra as telas volumétricas que permitem tocar objetos virtuais com as mãos. 

Em um vídeo publicado no YouTube, é possível ver como a tecnologia funciona. Nos comentários, alguns entusiastas comparam o registro com aquela cena do filme Homem de Ferro 2 (2010), em que Tony Stark manipula os hologramas.

Assista:

Batizado de FlexiVol, o sistema pode ser o início de interações muito mais dinâmicas com gráficos tridimensionais. “Estamos acostumados a usar os dedos para arrastar, clicar e interagir com a tela do celular. Nosso objetivo foi trazer essa mesma experiência para o mundo 3D”, explicou Asier Marzo, professor da Universidade Pública de Navarra e líder do projeto.

Qual o diferencial?

Para entender a nova tecnologia, é preciso compreender o que são os difusores. São superfícies que vibram em altíssima velocidade e nas quais milhares de imagens são projetadas em sequência e em diferentes profundidades. Essa vibração rápida cria a ilusão de um objeto tridimensional no espaço.

Tradicionalmente, esses difusores são feitos de materiais rígidos, que não podem ser tocados, tanto por sua fragilidade quanto pelo alto risco de acidentes devido à velocidade da vibração.

No FlexiVol, os engenheiros substituíram esses materiais por tiras difusoras elásticas. É essa diferença que permite ao usuário tocar, pressionar e até interagir com os hologramas sem comprometer a integridade do aparelho ou da imagem.

Aplicações futuras

Mesmo que ainda esteja em fase inicial, a ideia é que, no futuro mais próximo, a tecnologia permita aos usuários manipular hologramas a partir de gestos que fazemos em smartphones e tablets no dia a dia, como girar, dar zoom e “beliscar as imagens”.

“Os displays estão presentes em quase todos os aspectos da nossa vida: para trabalhar, estudar ou se entreter. Ter gráficos tridimensionais que podem ser manipulados diretamente pode ser muito útil em áreas como a educação, por exemplo, para visualizar e montar as peças de um motor”, afirmaram os pesquisadores.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...