
A alemã Porsche não é exatamente o tipo de trabalhador que se baseia em seu pretérito para desenvolver carros do porvir. O esportivo 911 até pode ter a mesma aspecto de 62 anos detrás, mas a empresa é normalmente muito voltada para o porvir quando se trata de tecnologia. E é por isso que ficamos surpresos ao saber que o porvir Cayenne elétrico usará ruídos falsos de V-8.
A informação foi confirmada pela revista britânica Autocar, que andou em um protótipo do padrão durante o Festival de Velocidade de Goodwood. Segundo a publicação, o SUV emitiu um som vindo de alto-falantes que simula um “motor V8 genuíno da Porsche”. Isso contrasta com o que a marca fez até cá em seus elétricos: tanto Taycan quanto o novo Macan elétrico têm trilhas sonoras próprias, criadas para primar o caráter futurista dos modelos e não remeter a motores a esbraseamento.
11
Manadeira: Porsche
Ainda segundo a Autocar, o Cayenne EV não traz, ao menos por enquanto, simulação de trocas de marcha, porquê já fazem Hyundai Ioniq 5 N e Kia EV6 GT. Ou seja, o rugido sintético do V8 não acompanha a progressão em “marchas falsas”, recurso usado para intensificar o envolvimento ao encaminhar em alguns esportivos elétricos.
Mais curioso ainda é que essa decisão parece contradizer falas recentes da própria marca. Em 2024, Lars Kern, piloto de testes da Porsche, declarou à prelo australiana que simulações de marchas e sons de motor eram recursos descartados. “O motor elétrico é melhor do que um motor de esbraseamento interna, logo achamos que não há motivo para simular o que foi no pretérito”, disse Kern, na estação. As palavras não deixaram margem para interpretações – mas o protótipo do Cayenne mostra que um pouco mudou.
Foto de: Porsche
Essa mudança pode ser revérbero de um dilema vivido por várias montadoras de luxo e esportivos: porquê manter a identidade emocional de suas marcas na era elétrica? Para uma empresa porquê a Porsche, de quem DNA está fortemente associado à experiência sensorial da meio, porquê som, vibração, e resposta, é compreensível buscar alternativas que não rompam completamente com o pretérito. O duelo está em encontrar o estabilidade entre memória e inovação.
Por enquanto, a Porsche não confirmou se o sistema de som sintético do Cayenne EV será opcional, configurável ou fixo. Também não há detalhes sobre a forma porquê ele será integrado à experiência de meio, nem se outras versões do padrão terão abordagens diferentes. A estreia do SUV está prevista para 2026, e até lá muita coisa ainda pode mudar.
Foto de: Porsche
Seja porquê for, o uso de um ronco de V8 em um padrão totalmente elétrico abre margem para novas especulações. Se a marca já topa revisitar o pretérito sonoro, por que não considerar também transmissões virtuais?
Para muitos entusiastas, um porvir 718 elétrico com som de Carrera GT e trocas de marcha simuladas seria mais do que bem-vindo, atuando porquê a ponte entre duas eras. Talvez seja cedo para expressar que a Porsche mudou de teoria. Mas é seguro declarar que ela está, ao menos, reconsiderando.