
Nesta publicação iremos abordar a doença periodontal, que constitui um problema de saúde mundial que atinge grande parte da população, sendo uma das principais causas de perda total de dentes em adultos.
O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?
A doença periodontal é uma inflamação crônica causada por bactérias no periodonto, o qual constitui os tecidos de proteção e sustentação dos dentes (gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso).
Na sua manifestação inicial, a doença periodontal se limita à gengiva e é chamada de gengivite. Em casos mais graves, ocorre um comprometimento mais extenso e essa inflamação pode provocar destruição dos tecidos que sustentam os dentes na arcada dentária, sendo denominada, então, de periodontite.
CAUSAS
O acúmulo de restos alimentares e consequente formação de placa bacteriana geram um processo inflamatório que destrói as estruturas ao redor dos dentes, sendo essa desintegração estrutural a grande responsável pela perda de sustentação dos mesmos na cavidade oral.
DESENVOLVIMENTO
Qualquer pessoa pode desenvolver periodontite, mas ela pode estar associada a alguns fatores de risco que aumentam a quantidade de bactérias na boca ou que prejudicam a capacidade do organismo em combatê-las, como:
SINTOMAS
Mesmo não apresentando sintomas específicos em muitos casos, a doença periodontal apresenta, em geral:
DIAGNÓSTICO
No geral, a doença periodontal é diagnosticada por exame clínico, no qual o dentista observa visualmente a inflamação do tecido gengival.
Outra possibilidade é o diagnóstico por meio de sondagem periodontal, através do qual a gengiva é explorada à procura de bolsas periodontais (espaço anormal entre a gengiva e o dente).
CONSEQUÊNCIAS
Com o avanço da inflamação, os dentes tornam-se moles e o indivíduo passa a ter dificuldades na mastigação e deglutição de alimentos, o que piora quando ocorre a perda do dente.
O excesso de bactérias na boca e o processo inflamatório podem ainda aumentar o risco de algumas doenças cardíacas, como a endocardite bacteriana, e, no caso da gestante, pode haver abortos, parto prematuro ou o bebê nascer com baixo peso.
TRATAMENTO
O objetivo principal do tratamento da doença periodontal é a limpeza dentária com remoção da placa bacteriana e do tártaro, sendo necessário realizar as técnicas de raspagem, removendo também a placa e o tártaro abaixo da gengiva, e de alisamento, na qual as raízes dos dentes são alisadas para que o tecido gengival cicatrize adequadamente.
Dessa forma, a prevenção e cura da doença periodontal, assim como a cárie, está diretamente relacionada ao acompanhamento regular com o dentista e manutenção da boa higiene bucal em casa.