Uma nova rede social em formato de microblog é disponibilizada aos usuários com o lançamento do Threads, aposta da Meta para concorrer com o Twitter e seus similares.
O Threads se soma ao ecossistema de aplicativos da companhia de Mark Zuckerberg, ao lado do Facebook, Instagram e WhatsApp.
O que é e como funciona o Threads?
Com nome inspirado nos “fios” de conversa das redes sociais, o Threads chega ao mercado como uma alternativa ao Twitter — que passa por uma crise desde a aquisição pelo bilionário Elon Musk — e seus concorrentes, como Mastodon, Koo e Bluesky.
A nova rede social tem um funcionamento bastante similar à plataforma do passarinho azul, com foco maior nas publicações em texto com uma quantidade limitada de caracteres. Na plataforma da Meta, é possível publicar textos curtos, fotos, compartilhar postagens e comentar em posts.
O logo do Threads apresenta o símbolo gráfico @ (arroba) em um estilo que privilegia a forma redonda do elemento. A arroba representa a ação de mencionar pessoas em conversas, ou em “threads”, o que sinaliza a intenção da rede social de ser um novo espaço de diálogo e debate.
A descrição oficial do aplicativo informa que a plataforma é o local “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã.”
Em seu lançamento, a plataforma apresenta uma interface bastante simples: a página de perfil conta apenas com os campos de apelido, nome de usuário e foto, junto com um link para acessar a conta do Instagram.
No campo de feed, é possível acessar a aba de Threads (postagens) ou Respostas (respostas do perfil). Ao clicar para ver os detalhes de uma publicação, o conteúdo é apresentado no topo da tela enquanto os comentários são relacionados abaixo — igual ao Twitter.
Login facilitado pela conta Meta
Como uma nova iniciativa dentro do ecossistema da Meta, o Threads tem login facilitado para usuários já cadastrados na rede social de fotos da empresa. Assim, é possível utilizar o mesmo nome de usuário do Instagram para acessar o Threads.
Futuramente, a Meta planeja ainda integrar o Threads ao conjunto de servidores Fediverse, o que permitirá que os usuários usem seus perfis da rede social para interagir com outras plataformas “fediversas”, como o Mastodon.
Já existiu um Threads antes?
Usuários da Meta podem se recordar que o nome “Threads” já foi utilizado antes para outro aplicativo da companhia. Entre 2019 e 2021, o Instagram Threads era um complemento da rede social que servia para enviar mensagens e compartilhar status com amigos próximos, uma espécie de “Snapchat do Instagram”.
Porém, o app não teve o sucesso esperado e seus recursos acabaram sendo incorporados no Instagram, enquanto o Messenger substituiu sua função principal como mensageiro.
Para conhecer o novo Threads, acesse o endereço threads.net ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.