Novo Audi TT 2027 deve ser inspirado no Concept C, veja o que sabemos

Já faz dois anos que o Audi TT deu adeus ao mercado, após uma trajetória que somou 662.762 unidades produzidas desde sua estreia, em 1998. O fim do cupê marcou o encerramento de um dos nomes mais emblemáticos da história recente da Audi, responsável por consolidar a marca alemã no segmento de esportivos compactos e por inaugurar uma linguagem de design que influenciou toda a sua linha.

A ausência do esportivo, entretanto, já parece ter dado sinais de acabar. Apresentado como Concept C no IAA Mobility Show, em setembro, o protótipo não ficou restrito a estandes e museus. Ele foi registrado para rodar em vias públicas, sinal claro de que a Audi trabalha com um projeto muito próximo da produção. A chegada ao mercado é esperada para 2027, repetindo uma fórmula bastante semelhante à do primeiro TT, quando o conceito antecipou quase integralmente o carro que chegou às ruas no fim dos anos 1990.

Como se chamará?

Embora o Concept C não utilize oficialmente o nome TT, tudo indica que ele ocupará exatamente esse espaço na gama. A Audi evita confirmar se o esportivo retomará a sigla histórica ou adotará uma nova denominação, mas o posicionamento, o porte e a proposta deixam pouca margem para dúvida. Fato é que não se trata de um novo R8, nem de um substituto direto para ele.

Internamente, o projeto é tratado como um esportivo de nicho, com produção limitada e forte apelo emocional. A marca, inclusive, já colocou o conceito lado a lado com TT e R8 de primeira geração em sessões oficiais de fotos, reforçando o elo simbólico com esses dois ícones.



Foto de: Audi

Qual será a motorização?

O novo esportivo da Audi será exclusivamente elétrico. Diferentemente do que acontece com os futuros Porsche Boxster e Cayman, que devem manter versões a combustão por mais algum tempo, o modelo de Ingolstadt seguirá apenas pela via elétrica. O Concept C utiliza um único motor traseiro, capaz de levá-lo a cerca de 145 km/h, número elevado para um carro-conceito funcional.

Para a versão de produção, prevista para daqui dois anos, a expectativa é de desempenho bem superior. Uma configuração com dois motores e tração integral já está em desenvolvimento, segundo fontes ligadas ao projeto. A arquitetura será de 800 volts, focada em recarga rápida e melhor gestão térmica.



Foto de: Audi

E a plataforma?

O Concept C utiliza uma arquitetura inédita dentro do Grupo Volkswagen, desenvolvida especificamente para esportivos elétricos. Segundo Daniel Schuster, porta-voz de Desenvolvimento Técnico da Audi, essa base será compartilhada dentro do grupo, o que aponta para uma forte sinergia com os futuros Porsche 718 elétricos.

Fato é que o layout foge do padrão atual dos elétricos. As baterias ficam posicionadas atrás dos bancos e à frente do eixo traseiro, replicando a lógica de um carro com motor central. Isso permite uma distribuição de peso mais equilibrada e uma posição de dirigir mais baixa, elemento essencial para preservar o caráter esportivo.



Audi TT (2027), renderizado por Motor1.com

Foto de: Motor1.com

E o visual?

Visualmente, o Concept C já antecipa grande parte do modelo de produção. O diretor de design da Audi, Massimo Frascella, confirmou que cerca de 87% do estilo externo será mantido no carro final. As proporções são claramente de um cupê esportivo, com frente baixa, superfícies limpas e uma silhueta fluida.

Alguns ajustes devem ocorrer, como retrovisores mais convencionais e pequenos detalhes de acabamento. Ainda assim, a identidade visual já parece pronta. Diferentemente do TT clássico, o novo esportivo será oferecido apenas com capota rígida retrátil eletricamente, sem previsão de versão com teto fixo.



Audi Concept C (2025) novas imagens ao vivo

Foto de: Audi

Quando chega e quanto vai custar?

A estreia comercial está prevista para 2027. O CEO da Audi, Gernot Döllner, afirmou que o modelo terá volumes anuais na casa “muito baixa de cinco dígitos”, o que indica produção limitada e posicionamento acima dos esportivos compactos tradicionais.

O preço ainda não foi divulgado, mas dificilmente será acessível. Trata-se de um carro de imagem, com margens elevadas e foco em rentabilidade, algo viabilizado justamente pelo compartilhamento de custos com a Porsche. Fato é que, mesmo sem números oficiais, o novo esportivo da Audi não será barato — e nem pretende ser.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...