Operação fecha ‘ferro-velho de navios’ na Ilha do Governador; gerente do estaleiro é preso em flagrante e outras 8 pessoas são detidas

O gerente de um estaleiro irregular na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foi preso em flagrante e outras 8 pessoas foram detidas na manhã desta segunda-feira por crimes ambientais. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente, a empresa Superpesa funcionava como um “ferro-velho de navios”.

  • Leia mais: Após incêndio na Cosan, Inea encontra ‘resíduos oleosos’ na Baía de Guanabara
  • Calorão: Rio entra no nível de calor 3 com previsão de altas temperaturas por três dias seguidos

Fiscais apontam que o estaleiro despejava metais tóxicos e óleo diretamente na Baía de Guanabara. Durante 3 meses de investigação, os agentes do Inea flagraram a retirada de peças dos navios de forma inadequada. O aço dos navios era cortado com maçaricos, e os destroços eram abandonados sem qualquer cuidado.

Inea autua a empresa Superpesa na Cidade Universitária. O estaleiro está autorizado a realizar consertos em navios, mas não tem licença para desmanche. — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

— Aqui eles têm uma maquiagem que é uma licença municipal para reparos de navios. Estamos há meses através da nossa inteligência, usando até drones, acompanhando que não estão sendo feitos reparos. O que eles fazem aqui é o desmanche dessas navegações. Para fazer isso tem que ter uma autorização que não é simples, tem todo um acompanhamento, tem que fazer a descontaminação, entre outras coisas. Aqui tem óleo diesel, chumbo e mercúrio, por exemplo, sendo despejados na água — explica Bernardo Rossi, secretário de Ambiente e Sustentabilidade.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e do batalhão da Polícia Ambiental. Segundo Rossi, outros locais na cidade também estão sendo alvo de investigação. O secretário pontua que as medidas buscam tornar o Rio a “metrópole azul”:

— Essa operação não visa somente os Jogos Pan-Americanos, mas tornar o Rio uma metrópole azul. A empresa que estamos hoje tinha um grande faturamento em cima dessa poluição da Baía de Guanabara, o que causa um estrago na natureza.

Ainda de acordo com o secretário, o proprietário será obrigado a colocar uma empresa para fazer a descontaminação da região. Além disso, a multa pelo crime ambiental cometido pela empresa pode chegar a R$ 50 milhões. O GLOBO entrou em contato com o Superpesa, porém, até a última atualização desta reportagem, a empresa não tinha retornado.

— Nós chegamos a vir aqui em agosto do ano passado e demos uma orientação. No entanto, a situação não estava tão complexa assim. Isso aqui gera até um risco de explosão. Sendo assim, vamos tomar as medidas cabíveis para que essa situação sirva de exemplo. O Inea está em cima e não vamos parar. É possível recuperar essa área, então o proprietário vai ser responsável por essa descontaminação — ressalta.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...