A OPPO deve diminuir a sua presença fora da China ao longo dos próximos anos, de acordo com novas informações do leaker Digital Chat Station na rede social Weibo. A intenção da marca seria o corte de custos, após a crise tecnológica dos últimos anos e problemas envolvendo o uso de patentes.
O rumor inicial diz que “uma grande empresa” teria encerrado a sua produção de smart TVs e outros dispositivos do seu ecossistema para o mercado global. Eventualmente, o perfil Equal Leaks disse que essa marca é, de fato, a OPPO.
Portanto, a companhia teria decidido encerrar seu projeto de IoT para os mercados internacionais, o que afeta especialmente as TVs. Porém, itens como smartphones, tablets, fones de ouvido e outros ainda estariam nos planos da divisão global da empresa — ao menos por enquanto.
Na prática, isso não deve representar grandes mudanças para o mercado no Brasil ou na América Latina, já que grande parte das operações da OPPO por aqui é voltada para os smartphones de qualquer forma.
Mesmo assim, o rumor aponta que a empresa continua tomando decisões estratégicas de retração, em vez de expandir seus negócios como fazem algumas marcas rivais.
Neste sentido, a OPPO teve que fechar recentemente a sua fábrica de Zeku, responsável pela produção de chips próprios. Atualmente, a marca ainda vende dispositivos com o MariSilicon X para processamento de imagens, mas não é possível afirmar que isso se seguirá no futuro.
A marca ainda enfrenta problemas de caráter jurídico, que levaram ao encerramento das atividades da marca na Alemanha. O motivo para esta decisão é uma disputa de patentes com a Nokia, que não foi resolvida até agora e já começa a afetar outras marcas do grupo BBK Electronics, como a Realme.
Atualmente, a OPPO tem presença no mercado brasileiro com a venda de modelos intermediários e de entrada, como o Reno 7, o A77 e A57. Contudo, as opções mais avançadas não são vendidas de forma oficial, como as linhas Find X6 e Find N2.
Fonte: Weibo