No primeiro semestre de 2023, foram emplacados 954.519 unidades de automóveis e comerciais leves. É um número 9,76% maior que o mesmo período de 2022, época onde ainda existiam algumas paralisações por faltas de componentes nas fábricas. Em cada um dos principais segmentos, algumas novidades na liderança, enquanto outros seguem com os mesmos nomes.
No mercado geral, a liderança como marca é da Fiat, com 206.886 unidades, ou 22,14% de participação. Entre os automóveis, o Chevrolet Onix retomou essa posição que ficou afastado por um tempo, enquanto nos comerciais leves a Fiat Strada domina, assim como é o mais vendido quando falamos nos dois segmentos. Veja quais os líderes em cada segmento até o momento.
Fiat Mobi e Renault Kwid brigam pela posição de modelos mais baratos do país e são os únicos subcompactos do nosso mercado. O Mobi é o mais vendido, com 30.442 unidades no semestre, mas observa um Renault Kwid não muito afastado, com 26.646 unidades emplacadas – se ele emplacar pouco mais de 600 unidades a mais por mês que o Mobi, pode virar esse placar até o fim do ano.
Por um tempo, o Onix ficou afastado dessa posição. Neste ano, se recuperou e emplacou 44.110 unidades no primeiro semestre, mas não vive mais com a folga que já teve no passado. O VW Polo, com a ajuda da versão Track, emplacou 37.222 unidades, pouco acima dos 34.002 do Hyundai HB20 e 31.920 unidades do Fiat Argo. Veremos uma briga entre Chevrolet e VW até o último minuto deste ano.
O Chevrolet Onix Plus tem uma vida bem mais confortável. É de longe o mais vendido do segmento, enquanto o Fiat Cronos observa de longe, com 19.195 unidades emplacadas no mesmo período, seguido pelo VW Virtus (9.689) e Hyundai HB20S (9.499). Dificilmente não será o mais vendido do segmento no fechamento de 2023.
Outro que domina, e há anos, é o Toyota Corolla. Já viu o VW Jetta e Honda Civic se tornarem modelos de nicho, além do já anunciado fim do Chevrolet Cruze. Quem está mais próximo dele no semestre é o novo Nissan Sentra, e mesmo assim, são 1.953 unidades do sedã importado do México, ou menos de 10% do Corolla no período – lembrando que ele foi apresentado em março e nas lojas em abril.
Outra briga que promete até o fim do ano é a dos SUVs compactos. Apesar da liderança do VW T-Cross, há Hyundai Creta (29.948) e Chevrolet Tracker (28.964) observando as movimentações. Em diversos momentos, eles revezam a liderança mensal, além de estratégias de vendas e entregas dependendo da época. Vamos ter que esperar mais um pouco para cravar um vencedor.
O Jeep Compass segue a referência dentro do segmento. O Toyota Corolla Cross não observa de tão longe assim (21.483), mas dificilmente conseguirá reverter esse quadro. Ainda teremos o Honda ZR-V até o fim do ano, mas sua briga será mais com o Toyota que com o Jeep, pelo volume de produção local e como se tornou um favorito em sua classe. O VW Taos está mais afastado, com 6.429 unidades emplacadas.
Outro Jeep que se dá bem no segmento é o Commander. Vê o Caoa Chery Tiggo 8 (3.714 unidades) longe e fica confortável na liderança. Quando falamos em SUVs grandes derivados de picapes médias, o Toyota SW4 (6.871) também abre bem do Chevrolet Trailblazer (876) e fica confortável em sua posição.
A Fiat acertou ao fazer da Strada um carro de trabalho e lazer na nova geração. É o automóvel mais vendido do país e de longe a picape compacta líder no semestre – e não deve ser ameaçada tão cedo. A VW Saveiro, em breve reestilizada, emplacou 19.105 unidades no período e não há outra concorrente nesta lista.
Mesmo com a chegada da Chevrolet Montana, a Toro segue como a líder desse segmento mais recente de picapes. Quando falamos em números mensais, a picape da Fiat ainda vende mais que a Chevrolet. Em um ano completo, a diferença poderá ser menor entre elas, mas isso ficará para 2024.
A Hilux é a favorita entre as picapes médias há anos. A Chevrolet S10 (13.816) dificilmente tomará essa posição e agora vê a Ford Ranger (8.326) em nova geração e com promessa de crescer, principalmente na faixa superior de versões com seu novo 3.0 V6 turbodiesel. Mas dificilmente alguém ameaçará a picape da marca japonesa.