

Os 500 novos mercados abertos para produtos do agronegócio brasileiro desde 2023, marca conquistada na última terça-feira (9) com a autorização para envio de carne bovina à Guatemala, agora podem ser consultados em um painel digital interativo.
A ferramenta, disponibilizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), reúne todas as aberturas da atual gestão, que soma uma média de 14 novas oportunidades a cada mês.
O painel apresenta um mapa-múndi dinâmico, com filtros que permitem cruzar informações por produto, país, ano, continente e categoria. Assim, o usuário pode identificar os seguintes aspectos:
“Voltado a diferentes públicos, como produtores rurais, cooperativas, empresas exportadoras, entidades setoriais, gestores públicos, pesquisadores e imprensa, o painel tem o objetivo de ampliar a transparência, aproximar os dados da realidade produtiva e contribuir para que mais empresas se preparem para exportar”, diz o Mapa, em nota.
De acordo com a pasta, cerca de 60% das aberturas foram conquistadas em postos que contam com adidos agrícolas. Nos dez países com maior número de mercados abertos, há adidos alocados junto às embaixadas brasileiras, o que evidencia o papel dessa rede na identificação de mercados, na negociação de requisitos sanitários e no apoio às empresas.
O Ministério reforça que as informações serão atualizadas à medida que novas aberturas forem concluídas, permitindo acompanhar, em tempo quase real, a evolução da inserção internacional do agronegócio brasileiro, tanto em setores consolidados quanto em segmentos emergentes.
O post Painel interativo reúne todas as aberturas de mercados do agro desde 2023 apareceu primeiro em Canal Rural.