O polêmico perfil que monitora o avião particular de Elon Musk chegou ao Threads. Depois de ser banido no Twitter, o projeto desembarcou na plataforma rival (@elonmuskjet) e imediatamente atraiu a atenção dos usuários. Já são mais de 80 mil seguidores por lá.
Musk desativou a conta @ElonJet em dezembro de 2022 alegando riscos à sua segurança pessoal. A decisão foi tomada poucos meses após o empresário assumir a rede social.
O responsável pelo perfil, o estudante Jack Sweeney, começou a publicar movimentações sobre a aeronave de Musk. Há dois dias, por exemplo, informou a saída de Austin e a chegada a Brownsville, ambas cidades do Texas, nos Estados Unidos. Por ora não são postagens em tempo real.
Polêmica dos bots
Sweeney é conhecido por programar perfis que acompanham os aviões particulares de vários empresários. O próprio Mark Zuckerberg, principal nome da Meta, está entre eles. Já existe um perfil no Threads para este fim, mas por enquanto ainda não há nenhuma postagem sobre o responsável por Facebook, Instagram, WhatsApp e Oculus, além do próprio Threads.
O portal The Verge, dos Estados Unidos, lembra que Bill Gates, Donald Trump e Jeff Bezos também foram alvo de contas automatizadas com as partidas e chegadas dos jatos particulares.
O lançamento do Threads ocorreu na quinta-feira passada (06), um dia antes do previsto. A rede social com postagens em texto bateu a marca de 100 milhões de usuários, de acordo com a Meta. Com isso, teve uma estreia mais numerosa do que o ChatGPT, até agora apontado como grande referência em adesão massiva de uma nova tecnologia.
Cabe lembrar que são números bastante iniciais. É preciso entender, mais para frente, se o Threads manterá o nível de engajamento em indicadores mais habituais do mercado, como MAU (usuários ativos por mês) e DAU (usuários ativos por dia).
Com informações do The Verge