Pesquisadora alerta para risco global com ataque de Israel ao Irã: ‘Estão em jogo armas nucleares’

O recente ataque de Israel a uma instalação de enriquecimento de urânio no Irã pode acionar uma perigosa escalada global do conflito no Oriente Médio. A avaliação é da professora doutora Ana Carolina Marson, docente de Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

“Israel foi muito assertivo quando resolveu fazer um ataque a uma instalação de enriquecimento de urânio. O que nós podemos esperar realmente é uma escalada do conflito”, avalia a professora. Ela acredita que uma guerra mais ampla, envolvendo potências externas, não pode ser descartada. “Existe o risco de outros países não localizados naquela região se envolverem, como Estados Unidos e Rússia”, alerta.

“Se o Irã atacar instalações militares de Israel e, de alguma forma, isso respingar para instalações militares dos Estados Unidos, os EUA teriam que entrar nesse conflito”. “Agora, o que está em jogo são armas nucleares”, destaca. Para Marson, “agora que o Irã foi envolvido, a Rússia vai sim se envolver mais na questão”, afirma. A Rússia é uma aliada histórica do Irã, mas até então participou menos da questão dos ataques à Palestina do que os EUA, aliados de Israel.

Apesar das ameaças feitas pelo Irã, Marson observa que o país tem adotado uma postura ambígua, buscando também recorrer a mecanismos diplomáticos. “Por um lado, o país escalou as tensões, falando que Estados Unidos e Israel iriam pagar caro pelo que fizeram. Por outro, levou a questão para o Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]”, pondera.

A professora fala, no entanto, sobre o caráter sensível da atual conjuntura. “Como esse conflito pode envolver armas nucleares, os países tomam um pouco mais de cuidado. A escalada de tensões não vai acontecer de um dia para o outro”, ressalta.

Netanyahu alastra guerra

Segundo Marson, embora o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu diga defender os interesses de segurança do país, seus movimentos sugerem uma estratégia de alastramento da guerra. “O objetivo do Netanyahu em Israel, nesse momento, [parece ser] garantir a sua segurança, evitar que um país como o Irã, que eles consideram um país perigoso e que tem armas, consiga aumentar a tensão na região e a insegurança”, analisa.

Ela destaca que o Irã, considerado por parte da comunidade internacional como um “Estado pária”, já vinha sendo criticado por seu programa nuclear. “Tanto que nós vemos que os ataques, de acordo com o que o Netanyahu afirmou, aconteceram majoritariamente em usinas nucleares, em instalações militares”, indica.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...