como será a nova geração?

Apesar de não repetir no Brasil o sucesso que tem na Europa ou na Argentina, o Peugeot 208 é um dos carros mais vendidos do grupo Stellantis, que também é dono de marcas como Fiat, Citroën, Jeep, Ram e Leapmotor no Brasil. E, por isso, já se fala em uma nova geração no exterior, com a revelação já podendo ocorrer no fim de 2026, durante o Salão de Paris, com chegada às lojas em 2027.

Fala-se ainda de que a nova geração do Peugeot 208 abandonaria os propulsores a combustão vendidos hoje para adotar motores exclusivamente elétricos, possivelmente compartilhados com o novo Fiat Grande Panda. Já a base seria a STLA Small, uma evolução direta da CMP utilizada hoje. Baseado no conceito Peugeot Polygon, apresentado no fim do ano passado, imaginamos como poderá ser essa nova fase. Veja abaixo. 

Uma 208 com linhas “poligonais”

Apesar de totalmente novo, o Peugeot 208 atualizado deve manter suas proporções de carro compacto, ficando na casa dos 4 metros de comprimento, mas a linguagem de estilo deve ser tão marcante quando o salto da geração anterior para a atual. 



Nova geração deve ter referências ao clássico 205 

As linhas gerais são limpas e geométricas, com volumes esculpidos e linhas bem definidas que dão ao carro um aspecto tecnológico e quase minimalista, apostando ainda em algumas referências ao clássico 205. A dianteira teria uma nova assinatura luminosa com três elementos horizontais em toda a largura, solução que também seria repetida na traseira, virando um traço característico dos próximos Peugeot elétricos. 



Peugeot Polygon Concept, o volante Hypersquare

Foto: Peugeot

Volante de Tesla 

Outras novidades importantes – e polêmicas – devem aparecer na cabine. Como já confirmado pela Peugeot, os próximos modelos da francesa terão a estreia do volante retangular Hypersquare, já visto no Polygon.

Além do visual bem diferente, trata-se de uma solução avançada do tipo steer-by-wire, mesmo usado nos Teslas, e que é capaz de eliminar a ligação mecânica tradicional entre volante e rodas. Tudo será gerenciado por uma central eletrônica, com a possibilidade de deixar a direção mais responsiva e confortável.

Foco no elétrico (pelo menos inicialmente)

Do ponto de vista técnico, a plataforma STLA Small permitiria acomodar baterias de até 82 kWh, um salto significativo em relação à geração atual. Já o alcance, hoje um dos penâltis da linha E-208 e E-2008, deve se aproximar dos 480 km, enquanto a arquitetura elétrica de 400 volts garantiria recargas mais rápidas, com 10% a 80% em cerca de 20 a 25 minutos ao se conectar a um carregador de alta potência.

A linha de motores elétricos deve cobrir um amplo espectro, com potências estimadas entre 130 e 220 cv, incluindo versões voltadas ao uso urbano e outras mais orientadas a desempenho. Ainda assim, é provável que a Peugeot também ofereça versões a combustão, diante das incertezas do mercado quanto ao 100% elétrico.



Tal como o Grande Panda (novo Argo), próximo 208 deve focar em elétricos primeiro, podendo ganhar combustão depois 

Foto de: Jason Vogel

Não seria a primeira vez que uma marca da Stellantis faria isto, visto que foi exatamente o que aconteceu com os Fiat 500e e Grande Panda atuais. Ambos foram lançados inicialmente como elétricos, só depois ganhando variantes híbridas e a combustão.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...