
Uberlândia (MG) – Na madrugada de sábado (25), agentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) localizaram uma estrutura clandestina para cultivo de maconha no bairro Jardim das Palmeiras, zona oeste de Uberlândia.
Durante patrulhamento da GEPAR da 169ª Cia PM (32º BPM), a equipe percebeu forte odor característico de maconha no entorno de uma via pública e, após diligências, dirigiu-se a um imóvel identificado como ponto do cultivo. No local, foi encontrada uma estufa equipada com iluminação artificial, refrigeração e demais itens utilizados para o plantio da droga. Segundo a PMMG, aproximadamente 160 pés de maconha em distintos estágios de crescimento foram apreendidos. politizabrasil.com.br+1
No momento da ação, não havia ninguém presente na residência. As investigações até agora apontam para dois suspeitos — responsáveis pelo cultivo e pelo imóvel — que permanecem foragidos. politizabrasil.com.br+2radioalfa.com.br+2
O bairro Jardim das Palmeiras está situado na zona oeste de Uberlândia, uma região que, segundo levantamentos locais, integra o conjunto de bairros suburbanos da cidade. Wikipédia+1 A descoberta dessa estufa evidencia uma modalidade de plantio doméstico / industrializado de drogas que requer infraestrutura — o que aponta para organização e investimento.
A PMMG não divulgou, até o momento, os nomes dos suspeitos, nem informou se havia ligações com tráfico em escala maior ou distribuição além da região. Também não foi divulgado o endereço exato da residência para preservar diligências em curso.
A apreensão desse tipo de plantio traz à tona alguns fatores de atenção para a comunidade e para as autoridades de segurança pública:
A estrutura montada (iluminação, refrigeração, estufa) indica que o cultivo não era amador, o que exige respostas mais sofisticadas de inteligência policial.
O fato de a estufa estar em área residencial acentua risco para moradores (incêndio, infiltrações elétricas, visibilidade policial e represálias em caso de intervenção).
A fuga dos dois suspeitos reforça a necessidade de monitoramento e cooperação comunitária — vizinhos bem-informados podem contribuir com informações anonimamente.
Para o poder público municipal e segurança local, essa ocorrência reitera a importância de patrulhamento preventivo, integração entre forças policiais e investimentos em tecnologia (câmeras, denúncias on-line, mapeamento de risco).
A PMMG segue com as investigações para localizar os dois responsáveis e apurar eventuais conexões com organizações maiores de tráfico de drogas. O imóvel foi isolado e a área de plantio será periciada para verificação da quantidade exata da droga, estimativa de produção futura, e eventuais indícios de outros ramificações.
A comunidade de Jardim das Palmeiras e distritos adjacentes foi orientada a acionar o 190 da PM ou canais de denúncia da polícia para informar movimentações suspeitas, especialmente no que se refere a cheiro forte de substâncias, entradas e saídas atípicas de imóveis, ou estabelecimento de estufas caseiras.