Polícia tem que saber diferenciar bandido de pobre, diz Lula sobre menino de 13 anos morto no RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (10), que a polícia precisa saber diferenciar bandido de pobre, ao comentar a morte de um menino de 13 anos na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, que é investigada pelo Ministério Público.

Lula participou de um evento na capital fluminense para anunciar investimentos do governo federal. Estiveram presentes também o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o governador do estado, Cláudio Castro (PL).

Ao comentar a morte do adolescente Thiago Flausino, de 13 anos, durante uma ação da Polícia Militar (PM) na madrugada da última segunda-feira (7), Lula afirmou que ele foi “assassinado por um policial despreparado ou irresponsável”.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) questionou a ação da PM que resultou na morte de Thiago e aprovou elaboração de um documento com recomendações para evitar as ocorrências de letalidade policial.

VÍDEO: Conselho questiona morte de adolescente em ação da PM no RJ

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”wRixE5x6vBw”

“A gente não pode culpar a polícia, mas tem que dizer que um cidadão que atira em um menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser um policial”, disse Lula.

De frente para Cláudio Castro, o presidente disse que o governo do Rio e o governo federal precisam criar condições da polícia ser eficaz e pronta para combater o crime. “Mas, ao mesmo tempo, a polícia tem que saber diferenciar o que é um bandido e o que é um pobre que anda na rua”, acrescentou.

“Para isso, ela tem que estar bem informada. E eu não estou jogando a culpa em nenhum governador. O governo federal tem que assumir a responsabilidade de ajudar os governadores no combate à violência porque o crime organizado está tomando conta do país”, concluiu.

Thiago Flausino, de 13 anos, morreu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro / Reprodução/Instagram

Anúncio de investimentos

Neste evento, no ginásio do Campo Grande Atlético Clube do Rio, foi anunciado um investimento do governo federal na mobilidade urbana do Rio, como a recuperação do sistema de ônibus BRT na capital fluminense e na construção do Anel Viário, no bairro de Campo Grande. O investimento total é de R$ 2,62 bilhões.

“Para o BRT, os recursos serão voltados para a compra de cerca de 700 ônibus, para a requalificação do corredor Transoeste e a construção de terminais e garagens públicas. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores com 100% dos ônibus em 2024”, informou o Palácio do Planalto em comunicado.

“No bairro mais populoso do país, Campo Grande, com mais de 400 mil habitantes, a parceria vai garantir a implantação de um novo sistema viário. As novas rotas vão permitir o escoamento de tráfego na região central, reduzir o tempo de deslocamento e facilitar a circulação. O projeto inclui dois quilômetros de ciclovia”, acrescenta.

Lula e o prefeito carioca Eduardo Paes participam, ainda nesta quinta, da primeira implosão para construção do Anel Viário, onde será feito um túnel sob o morro Luiz Bom.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...