
Leandro Lo foi multicampeão de jiu-jitsu e é uma lenda da modalidade. Foto: Reprodução/Instagram/leandrolojj
Policial que matou Leandro Lô quebrou o silêncio. Henrique Velozo, policial militar que efetuou o disparo contra o octacampeão mundial de jiu-jitsu falou sobre a noite do crime em entrevista recente ao ‘portal LeoDias’. Henrique foi absolvido pelo júri popular no dia 14 de novembro de 2025.
Em entrevista exclusiva ao ‘portal LeoDias’, o policial militar Henrique Velozo deu sua versão da história, revelando informações sobre os minutos que antecederam a morte do octacampeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lô, em agosto de 2022. O PM deixou claro que agiu em legítima defesa e explicou como conseguiu ser absolvido do homicídio.
Após ser absolvido pelo júri popular no dia 14 de novembro, Henrique Otávio Oliveira Velozo foi reintegrado à corporação da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) no dia 18, retomando sua patente de tenente.
Henrique Otávio Oliveira Velozo é acusado de matar o lutador de jiu-jitsu Leandro Lo (Foto: Reprodução/Band)
Leandro ficou conhecido como um dos maiores especialistas em luta agarrada do mundo. O paulista foi faixa preta de jiu-jitsu e oito vezes campeão mundial na modalidade (2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2022).
The IBJJF and Jiu Jitsu community are extremely saddened to hear of the passing of Leandro Lo. Lo was one of the greatest athletes our sport has ever produced. An example of a true black belt, martial artist and champion on and off the mats. Rest in peace legend. pic.twitter.com/lHK3n8pF4K
— IBJJF (@ibjjf) August 7, 2022
A morte de Leandro, com 33 anos na época, no dia 7 de agosto de 2022 teve repercussão internacional, passando em veículos como o ABC, BBC e Al Jazeera. Leandro morreu após ser baleado na cabeça em um show no Esporte Clube Sírio, em São Paulo. A saber, esta foi a última postagem de Leandro no Instagram.