Poluição do ar piora a resistência a antibióticos

Por si só, a poluição do ar e a resistência a antibióticos são problemas que preocupam a humanidade. No entanto, um relatório publicado na edição de agosto da revista Lancet Planetary Health levantou o alerta de que esses dois fatores estão se unindo.

  • Poluição pode tornar as pessoas bipolares, depressivas ou esquizofrênicas
  • Estudo faz alerta para pandemia silenciosa de resistência antimicrobiana

Os cientistas compararam as taxas de partículas suspensas no ar, e descobriram que cada aumento de 1% nas taxas de partículas está associado a 0,5 a 1,9% a mais de resistência a antibióticos. No entanto, a variação depende do patógeno e do antibiótico específico.

No entanto, o estudo revela que a resistência da espécie E. coli é particularmente influenciada pelas taxas de poluição do ar, ao contrário da espécie E. faecalis, por exemplo, que parece ser muito menos suscetível.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Segundo o estudo, as taxas de poluição do ar foram um dos maiores determinantes individuais do aumento da resistência a antibióticos em 11%. O mecanismo da ligação ainda não é claro aos pesquisadores, mas as bactérias podem pegar carona em pequenas partículas, permitindo que as bactérias resistentes que evoluem em um local se espalhem amplamente.

Uma das possibilidades apontadas pelos autores do estudo é que, ao enfraquecer o sistema imunológico das pessoas, a poluição do ar dá às bactérias resistentes uma chance de permanecer quando, de outra forma, poderiam ser eliminadas. A presença de poluentes também pode facilitar a transferência de genes entre bactérias resistentes e não resistentes.

Poluição do ar

Em 2022, a a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que 99% da população mundial respira ar poluído. Segundo o relatório, apenas 1% das cidades atendem às Diretrizes de Qualidade do Ar impostas pela instituição. Por ano, a OMS estima que a poluição e a baixa qualidade do ar inalado sejam responsáveis por cerca de 4,2 milhões de mortes.

Já em 2023, um estudo global sobre a poluição atmosférica revelou que apenas 0,18% da superfície em terra firme, com somente 0,001% da população, estão dentro dos níveis recomendados pela OMS.

Os prejuízos de um ar com uma qualidade tão baixa são inúmeros: um relatório publicado pelo governo do Reino Unido em 2022 apontou que a poluição pode causar demência, principalmente no público idoso. Outro artigo sugeriu que mesmo baixos níveis de poluição podem prejudicar a saúde.

Resistência a antibióticos

A resistência a antibióticos é considerada como a principal causa de morte por doenças no mundo, segundo dados da Pesquisa Global sobre Resistência Antimicrobiana (Gram), de 2022. Por dia, 3,5 mil pessoas morrem por causa disso em todo o mundo.

Poluição do ar pode piorar a resistência a antibióticos (Imagem: claudioventrella/envato)

Na época, pesquisadores já alertavam que a resistência a antibióticos representa uma ameaça significativa para a humanidade. Para se ter uma noção, um estudo publicado na revista científica The Lancet revelou que a resistência antimicrobiana (1,27 milhões de óbitos) mata, anualmente, mais que o HIV (860 mil) e a malária (640 mil).

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi Mix Fold 3 ganha data de lançamento e design oficial é revelado
  • Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
  • Megalodonte: terror dos oceanos comia os irmãos dentro do útero
  • Selos para passageiros da 99 prometem diminuir a espera por corridas
  • Netflix divulga primeiro trailer de B.O., a “versão brasileira” de Brooklyn 99
  • 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...