Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, inicia, nesta terça-feira (9), a aplicação da dose única da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas gestantes a partir da 28ª gestação, sem limite da idade materna. A estratégia vacinal tem o objetivo de garantir a proteção em recém-nascidos por meio da indução de anticorpos que atravessam a placenta, conferindo imunidade passiva ao bebê nos primeiros seis meses de vida.
Devido ao envio inicial e fracionado pelo Ministério da Saúde, o Programa Municipal de Imunização iniciará a oferta da vacina nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto e Tibery, além do Cantinho da Saúde, localizado no Terminal Central. As salas de vacinação das UAI funcionam das 8h às 21h, enquanto o Cantinho da Saúde atende das 7h às 19h.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é altamente contagioso e causa infecções nas vias respiratórias (nariz, garganta, brônquios e pulmões), sendo o principal agente causador de bronquiolite e também da pneumonia nas crianças menores de dois anos, sobretudo em bebês. O quadro não tem tratamento específico e o manejo é baseado apenas no tratamento dos sinais e sintomas. Diante de um quadro grave, é necessária a hospitalização para oxigenoterapia e outras medidas de suporte. Por isso, a necessidade de todas as gestantes estarem vacinadas.
“O Vírus Sincicial Respiratório é uma ameaça séria, especialmente para bebês, e que pode evoluir rapidamente levando à hospitalização. A vacinação das gestantes é a forma mais segura de evitar estes quadros graves, por isso pedimos a todas as gestantes que procurem a vacinação. É um ato de amor, proteção e cuidado com quem mais precisa”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Créditos: Portal da Prefeitura de Uberlândia




























