
Jiri Prochazka antes de luta no UFC. Foto: Reprodução/Instagram
Não é novidade que o nome de Khamzat Chimaev é sinônimo de fragor por onde passa. O checheno, invicto na curso, se destaca por destronar seus adversários dentro do octógono e por fomentar rivalidades fora dele. O ‘Lobo’ acumula inimizades declaradas com boa segmento dos meio médios (até 77,1kg), dos pesos médios (até 83,9kg) e, agora, parece estar migrando sua vaga de ‘hate’ para os meio pesados (até 93kg) do UFC.
A esfera da vez é o ‘samurai’ Jiri Prochazka. Em entrevista ao meio ‘Full Violence’, o ex-campeão dos meio-pesados revelou que Chimaev tentou se aproveitar da sua posição no esporte para lucrar visibilidade e atrair os holofotes. Embora reconheça que Khamzat é um óptimo lutador, Jiri deixou evidente que, porquê pessoa, não gosta dele.
“Ele (Chimaev) tentou usar a minha… porquê posso manifestar… minha posição pra se beneficiar. Pra tentar atrair qualquer foco pra ele. Eu não quero manifestar que ele não é um bom lutador. Ele é um ótimo lutador, rosto. Mas porquê pessoa, pelo que eu conheci, eu não paladar dele. É isso.”, disse Prochazka.
Apesar de externar seus sentimentos sobre o ‘Lobo’, Prochazka afirma que não costuma falar mal de ninguém e que não tem problemas pessoais com outros atletas. No entanto, criticou o comportamento de Chimaev, que, segundo ele, gosta de provocar e hostilizar os outros sem motivo, exclusivamente para se promover e lucrar espaço no topo.
“Eu não paladar de falar mal das pessoas. Eu não tenho problema com ninguém. E ele é do tipo que tenta hostilizar os outros sem motivo nenhum, só pra chegar no topo.”, continuou o tcheco.
O ex-campeão reforça que esse tipo de atitude não condiz com o espírito do esporte, que, na sua visão, deve ser focado na luta, e não em provocações ou ataques pessoais. Por isso, ele reprova esse comportamento e se mantém distante desse tipo de mentalidade.
“Isso cá é um esporte de luta, não sobre permanecer falando dos outros ou hostilizar alguém pessoalmente. E ele é esse tipo de rosto, esse tipo de pessoa que… eu não paladar desse jeito de pensar. É só isso.”, concluiu Jiri Prochazka.
Posteriormente perder sua invencibilidade no UFC para Alex Poatan, Jiri Prochazka retornou ao octógono e se recuperou com uma vitória sobre Aleksandar Rakic. No entanto, em uma revanche contra o brasílico, sofreu uma novidade guia e se afastou momentaneamente da disputa pelo cinturão dos meio-pesados. Na sequência, enfrentou Jamahal Hill e, com uma vitória suasivo, voltou a ter seu nome inserido na corrida pelo título. Enquanto isso, Khamzat Chimaev, invicto com 14 vitórias na curso, se prepara para disputar o cinturão dos médios contra Dricus Du Plessis no UFC 319, marcado para o dia 16 de agosto.