Escolher um monitor para jogos ou atividades profissionais pode ser uma tarefa difícil, dada a quantidade de opções de modelos atual no mercado com diferentes painéis, resoluções, taxas de atualização, tempo de resposta e outras características. No quesito tipos de painéis, os mais comuns disponíveis atualmente são os IPS, TN e VA, além do OLED, que é mais popular entre TVs, mas que também está começando a aparecer entre os monitores.
Neste artigo, iremos apresentar as principais diferenças entre os tipos de painéis, mostrando os pontos fortes e fracos de cada uma das tecnologias, para que você possa fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades. Não há uma resposta universal sobre qual é definitivamente o melhor, pois a opção varia de acordo com o preço e características importantes para cada um dos usuários. Aqui você irá entender quais são os pontos que precisa considerar para a escolha.
A escolha de um novo monitor dependerá das características que você deseja em um painel
LCD, LED, o que são?
Antes de tratar especificamente do tipo de painel, cabe explicar alguns conceitos anteriores. Todas os citadas abaixo são monitores LCD, “liquid crystal display” ou display de cristal líquido. Esses monitores utilizam uma luz de fundo que ilumina os cristais líquidos presentes numa camada superior e, através disso e algumas outras camadas de filtro, produzem as imagens na tela.
LED é o tipo de lâmpada utilizada nos monitores como fonte de luz. Antes do LED, tecnologia mais comum em modelos atuais, os monitores utilizavam lâmpadas fluorescentes que consumiam mais energia e entregavam um contraste de cores pior, o que acabava por resultar em uma qualidade de imagem também inferior. Os painéis citados abaixo são todos construídos com lâmpadas de LED, exceto os monitores OLED que contam com outra tecnologia, mais moderna e mais cara.
Tipos de painéis
Painel TN
A sigla TN significa “twisted nematic” ou nemático torcido, em tradução livre. Neste tipo de tela os cristais líquidos são torcidos à medida em que a luz passa por eles. Essa tecnologia é a mais antiga entre as três telas LCD de LED aqui apresentadas e, por isso, é também a mais acessível, em geral.
Outra qualidade dos painéis TN é que foram os primeiros a contarem com taxas de atualização mais altas e um tempo de resposta menor. Por isso, eles tornaram-se os mais indicados para jogos, em especial os competitivos, onde os reflexos são primordiais para um desempenho superior.
Painel IPS
Os painéis IPS ou “In-plane-switching” são tipos de painéis LCD que apresentam os cristais líquidos alinhados em paralelo com o vidro. Por causa desta característica, os monitores IPS são capazes de reproduzir cores de maneira mais precisa, além de oferecer uma visualização melhor em diferentes ângulos que em um monitor TN.
Devido às características apresentadas, os monitores IPS são mais indicados para profissionais que necessitam de uma boa precisão de cores, como designers e editores de vídeo, por exemplo, e para quem deseja um nível acima de qualidade no consumo de mídias. Por tudo isso, os painéis IPS são, em geral, mais caros que os VA e TN.
Outro ponto é que é mais difícil de se produzir um painel IPS com alta taxa de atualização ou tempo de resposta em comparação a um TN, por exemplo. Eles existem e já são até populares nas lojas, mas o preço de um IPS com estas características costuma ser maior.
Painel VA
Já os painéis VA ou “Vertical alignment” (alinhamento vertical) são uma espécie de meio termo entre os citados anteriormente. Eles possuem uma taxa de atualização e tempo de resposta melhores que os modelos IPS e uma qualidade e reprodução de cores melhor que os painéis TN. Em contrapartida, as cores são piores do que em painéis IPS e os tempos de resposta e taxa de atualização não são tão rápidos quanto em telas TN.
Por isso, os monitores com painel VA são indicados para quem busca algo entre o que um IPS e um TN podem oferecer, sem tentar atingir o máximo possível nas características.
Monitor OLED
Os monitores OLED, “organic light-emitting diode”, estão em uma categoria diferente, já que possuem uma tecnologia diferente das telas de LCD padrão LED. Enquanto os modelos LCD mais comuns utilizam lâmpadas de LEDs para a iluminação de fundo, nos OLED cada pixel produz sua iluminação separada, o que permite entregar um brilho, contraste e qualidade de imagem melhores.
A título de comparação, o OLED é capaz de entregar um contraste de até 100000:1, o que significa que os brancos são até 100.000 vezes mais brilhantes que o preto. Em contrapartida, os LED têm uma taxa de contraste, em média, de 1000:1. Outro diferencial é que o OLED não precisa de muitos filtros para a produção das cores, diferente dos LED, o que também possibilita a produção de monitores mais finos.
Por tudo isso, o OLED é capaz de entregar cores mais vivas, com contrastes melhores, além de fornecer ângulos de visão melhores, tanto no sentido vertical quanto horizontal. Ou seja, em geral, é um painel melhor que os LCD de LED mais comuns. Isso, no entanto, faz com que eles custem consideravelmente mais, além de serem mais escassos no mercado. Ele é mais presente em televisões topo de linha ou mesmo em celulares.
Conclusão
Atualmente existem muitos monitores disponíveis no mercado com as mais diversas configurações, sejam eles com painéis VA, TN ou IPS. Muitas características podem influenciar no preço final destes produtos e também na escolha de cada usuário. Além do tipo de painel, resolução, taxa de atualização, tamanho de tela, tempo de resposta e construção são fatores a se considerar no momento da compra.
Se você está buscando um modelo para trabalho, onde a visualização de imagens é fundamental, ou é o tipo de jogador que prefere games de campanha que não precisam de taxas de atualização muito altas, é possível que o melhor caminho seja priorizar um painel do tipo IPS.
Conteúdo Relacionado
Se você procura altas taxas de quadros e um tempo de resposta menor, sem muito foco para a qualidade das cores, um monitor VA ou TN já devem entregar o necessário. Em uma destas opção, é provável que encontre as configurações ideias, pagando um pouco menos devido ao tipo de painel disponível.
Mas se o seu orçamento for grande e você deseja ter o melhor desempenho de imagem em um modelo gamer, a melhor opção deve ser investir em um monitor OLED, que desempenhará melhor no quesito qualidade do que qualquer outra opção aqui presente.
Fonte: PowerCert Animated Videos e Rtings