quando agir sem pensar vira um problema

standret/Freepik

Homem perde o controle e joga papéis para o alto

impulsividade surge como um comportamento que impacta decisões e relacionamentos, levando a ações sem a devida reflexão sobre suas consequências. Para aprofundar o assunto, o Portal iG conversou com o psicólogo, Theo Salles(CRP 13/9368), que aborda os mecanismos por trás da impulsividade e os caminhos para desenvolver maior autocontrole.

Esse comportamento é definido como atitudes precipitadas, desencadeadas por estados emocionais intensos, que geram alívio momentâneo, mas são seguidos por arrependimento, segundo  Salles.

Diferente da impulsividade, há a  espontaneidade, que “representa uma ação deliberada e praticamente automática, mas que não compromete o bem-estar”, explica o psicólogo.

Já a impulsividade pode impactar negativamente relações pessoais, profissionais e a saúde, especialmente quando associada a transtornos como TDAHbipolaridade, entre outros.

O que é impulsividade e como diferenciá-la da espontaneidade?

De acordo com Salles, a impulsividade surge de reações emocionais não planejadas, enquanto a espontaneidade é uma ação automática, porém consciente. “A impulsividade gera arrependimento; a espontaneidade, não”, resume.

Theo Salles, psicólogo e fundador do Grupo Rede, concedeu entrevista ao Portal iG
Arquivo pessoal

Theo Salles, psicólogo e fundador do Grupo Rede, concedeu entrevista ao Portal iG

Todos temos traços impulsivos, mas fatores como transtornos psiquiátricos, ambiente desfavorável e histórico familiar podem intensificar esses comportamentos.

Popularizados em memes, os pensamentos intrusivos são ideias involuntárias e perturbadoras, como impulsos agressivos. Eles não levam necessariamente à ação, mas pessoas com dificuldade de regulação emocional podem se sentir mais tentadas a agir.

O profissional ainda considera interessante a divulgação dos memes a respeito desse conceito, pois eles “ajudam a popularizar e desestigmatizar esse conteúdo”.

Quando buscar ajuda profissional?

Sinais de alerta incluem arrependimento frequente, prejuízos em relações, saúde ou trabalho, e aumento da frequência de atitudes impulsivas.

Comportamentos impulsivos podem afetar finanças, relacionamentos, carreira e saúde, como em casos de compulsão alimentar, além de levar ao abandono precoce de projetos.

Salles sugere técnicas como “respiração consciente, aprender a identificar
emoções, manter um diário com os acontecimentos relacionados aos impulsos, a fim de reconhecer padrões e antecipar gatilhos, planejamento prévio de algumas situações e o mindfulness”, prática que envolve a atenção focada no momento presente.

intervenção psiquiátrica é indicada se houver associação com transtornos mentais (TDAH, borderline, bipolaridade), ou ainda “quando a risco para integridade física do sujeito ou de terceiros, quando o sofrimento psíquico é intenso ou progressivo e quando existem outras comorbidades como a ansiedade”, finaliza o psicólogo.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...