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Quanto custariam os carros sem os impostos?

O Brasil vive um momento conturbado no mercado automotivo. Recentemente, o Governo Federal lançou uma medida provisória que visava dar estímulos financeiros às montadoras para abaixar o preço dos carros, na tentativa de aquecer esse setor, um dos mais importantes de nossa indústria.

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O problema é que esse incentivo durou apenas um mês e já acabou. Assim, o debate se volta novamente para o peso do governo no preço dos carros, tornando inevitável a pergunta: quanto pagamos de impostos em um automóvel?

Entre impostos diretos e indiretos, os carros são produtos muito taxados pelo governo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Muitos impostos nos carros

Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), um carro fabricado no Brasil pode ter de 30% a 48,6% do seu valor composto por impostos. Um carro zero quilômetro, por exemplo, tem mais alíquotas em cima dele, mesmo que seu financiamento, por exemplo, possa ser menor.


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“A carga tributária total incidente sobre veículos no Brasil comporta variações a depender do estado em que ele é fabricado, pois existem impostos estaduais, a exemplo do ICMS, que é o maior vilão entre todos”, explicou Leonaro Coelho, advogado empresarial e sócio-fundador do escritório Leonardo Coêlho Advocacia, em entrevista ao Canaltech.

Os preços dos carros poderiam ser bem menores caso a carga tributária fosse menos agressiva (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é cobrado separadamente por cada estado, com distinção em cada produto. A alíquota em cima de um carro não é a mesma cobrada nos combustíveis, por exemplo. Um automóvel usado, aliás, tem muito mais ICMS do que um 0km, com 30,7% do seu valor total, contra 13,3% do veículo novo.

Veja abaixo os impostos cobrados em um carro (em ordem alfabética):

  • COFINS (Contribuição para o financiamento da seguridade social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre produtos industrializados);
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • Seguro Obrigatório – DPVAT;
  • Licenciamento.

Além disso, existem as alíquotas cobradas em cascata e que incidem em insumos da produção do carro, isso sem falar em encargos trabalhistas dos funcionários e outros custos que, claro, são repassados. Ainda segundo a Anfavea, as montadoras têm lucros entre 5% e 10%. Dependendo do modelo, o lucro pode ser de 2% ou até dar prejuízo.

Como são os impostos dos carros em outros países?

O Brasil é um país muito agressivo com impostos e o sistema tributário é dos mais confusos. Em outros países, com cobranças mais simplificadas e direcionadas, as alíquotas acabam sendo bem menores. Nos Estados Unidos, os impostos sobre carros podem ser de 6% a 7,5%, enquanto em países vizinhos, como Chile e Argentina, o percentual é de 19% e 21%, respectivamente.

Um carro fabricado nos EUA, como o Civic Type-R, sofre bem menos impostos em seu país de origem (Imagem: Divulgação/Honda)

Quanto custariam os 10 carros mais vendidos do Brasil sem os impostos?

É claro que nenhum país terá imposto zero sobre os carros e a ideia não é de pedir que isso seja feito no Brasil. Mas, pensemos por um momento, como um exercício simples, quanto custariam os carros por aqui se o percentual máximo de impostos sobre o valor total deixasse de ser cobrado, ou seja, 48,6%.

Vamos utilizar os modelos de entrada de cada carro e sem o recente desconto sugerido pelo Governo Federal:

10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos
Modelo Preço com Imposto Preço sem Imposto (-48,6%)
Chevrolet Onix R$ 84.390 R$ 43.376,46
Volkswagen Polo R$ 82.290 R$ 42.297,06
Chevrolet Onix Plus R$ 96.390 R$ 49.544,46
Hyundai HB20 R$ 82.290 R$ 42.297,06
Volkswagen T-Cross R$ 116.550 R$ 59.906,7
Fiat Argo R$ 79.790 R$ 41.012,06
Fiat Mobi R$ 68.990 R$ 35.460,86
Jeep Compass R$ 176.790 R$ 90.870,06
Hyundai Creta (Nova geração) R$ 130.990 R$ 67.328,86
Chevrolet Tracker R$ 127.690 R$ 65.632,66

Leia a matéria no Canaltech.

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