
Anunciado em março de 2020, Quantum Error deveria ser um jogo que receberia versões para o PlayStation 4 e PlayStation 5 em sua estreia. No entanto, a TeamKill Media decidiu deixar de lado a versão para o antigo console da Sony após perceber que ela seria muito diferente da experiência vista na plataforma mais recente.
Em uma entrevista ao Gaming Bolt, o cofundador do estúdio, Micah Jones, explicou em mais detalhes os motivos para a decisão. Segundo ele, a desenvolvedora deu total prioridade à versão para o PlayStation 5, que encerrou recentemente seu processo de desenvolvimento principal e chega às lojas em novembro.

A partir desse momento, ela voltou sua atenção para a versão de Quantum Error para o hardware antigo e percebeu o problema que tinha pela frente. Devido às diferenças de arquitetura do console, a desenvolvedora percebeu que não teria que fazer somente um port, mas sim “uma remodelação completa, equivalente a depenar uma casa e começar quase do início”.
“Assim que estávamos nos aproximando do final do desenvolvimento, sabíamos que não havia como transformar o que construímos me um grande jogo para o PS4, e contatamos a Sony para remover essa versão”, explicou Jones. Segundo ele, o antigo console exigiria a adição de “pelo menos” 150 telas de carregamento e a remoção de recursos como o Nanite e a iluminação global.

No antigo console, Quantum Error também rodaria em um framerate reduzido e exigiria a reestruturação de suas lutas contra chefes e cenas de cortes. “Nosso game tem quase 90 GB, e se tivéssemos construído uma versão para o PlayStation 4, ele teria sido ainda maior”, explicou o desenvolvedor.
Apesar de ter cancelado o jogo para o console que chegou às lojas em 2023, a TeamKill Media continua trabalhando em fazer ports dele para o PC e para o Xbox Series X|S. No entanto, ainda não há sequer uma previsão de quando elas devem fazer sua estreia, e Jones já alertou que seu time está tendo sérios problemas em lidar com as limitações do Series S no momento atual.
Fonte: Gaming Bolt