
Inéditas no Brasil, quatro obras francesas de sucesso chegam às livrarias do país nos próximos meses pela Editora Ercolano.
A primeira delas será “Antes que eu esqueça”, de Anne Pauly, prevista para maio. O romance autobiográfico trata de um pai com duas faces: um alcoólatra, impulsivo e violento e outro um leitor autodidata de espiritualidade oriental, sensível e carinhoso. Após sua morte, a filha precisa lidar com a casa cheia de lembranças e a dificuldade de entender os contrastes de seu pai.
Em junho, será a vez de “Na próxima vez que você cair do cavalo”, de Panayotis Pascot. O livro, também um romance autobiográfico, apresenta as memórias de um jovem escritor e comediante de stand-up, que reflete sobre três aspectos: a aceitação de sua homossexualidade, a doença terminal do pai e a depressão. A obra vendeu mais de um milhão de cópias na França.
Um mês depois, em julho, será lançado “De pé tá pago”, de GauZ’. O livro conta a história de um estudante marfinense que chega à França nos anos 1990 para trabalhar como segurança. O romance aborda as dificuldades do imigrante, o olhar crítico sobre a sociedade francesa e a tradição familiar como guardas de estabelecimento em Paris.
Por fim, em setembro, estará disponível “Viver dentro do fogo”, de Antoine Volodine. Na ficção, o soldado Sam, à iminência de uma explosão de napalm numa guerra, cria para si biografias imaginárias antes de morrer.